close

Franca terá eleição para escolha de 10 conselheiros tutelares

Redação Pop Mundi 25/03/2019 09:04

Franca terá neste ano a realização da eleição para a escolha de 10 novos conselheiros tutelares. As regras para o processo foram divulgadas no sábado (23) no Diário Oficial do Município.

Os interessados em concorrer à disputa podem se inscrever entre 22 e 26 de abril e o atendimento é feito no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente das 9h às 13h.

Podem se candidatar as pessoas com mais de 21 anos, que tem ensino médio, que moram em Franca há mais de 2 anos e que têm experiência na área de defesa e atendimento de crianças e jovens.

Eliete Neves, que integra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente explica que “a eleição será em 6 de outubro com a posse em janeiro de 2020. É importante que os interessados fiquem atentos as regras e a documentação necessária”.

Franca tem dois conselhos tutelares e votação será em outubro/ Foto: Arquivo Pop Mundi 

Outro ponto importante é que durante a avaliação de todos os documentos, é feita uma pesquisa cadastral de antecedentes cíveis e criminais. Com relação a possibilidade de reeleição, Eliete acrescentou que “nós estamos estudando porque o estatuto diz que é permitida a reeleição com uma recondução. A recondução seria uma eleição imediata a outra, então alguns conselheiros é possível que eles tenham que aguardar um período sem o cargo de conselheiro para voltar no próximo mandato”.

O mandato é de quatro anos. A votação é pública, ou seja, qualquer pessoa que tenha título de eleitor pode fazer a escolha do conselheiro.

Eliete ainda explicou que a atividade de conselheiro não é fácil e que “porque a gente lida com a parte mais triste da sociedade. Quando a criança foi vítima, quando a família está no momento de fragilidade. É um trabalho difícil porém é uma escola de vida” concluiu.

Ouça a entrevista:


Podcasts
28/06/2023
Mensagem do Dia
28/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
28/06/2023
Participação da ouvinte Regina no programa do Pe. Marcelo Rossi
26/06/2023
Mensagem do Dia
26/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje