Como funciona um Relógio do Sol

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/02/2013

Espalhados pelos quatro cantos do mundo, em algumas cidades é possível ver um tipo de relógio histórico, que levanta a curiosidade dos habitantes e turistas. Estamos falando do Relógio do Sol - aquele relógio que marca as horas conforme a posição solar.

É desconhecido o local exato de sua origem, mas acredita-se que os primeiros tenham sido construídos por volta do ano de 1500 a.C no Egito, sob o governo do faraó Tutmosis III, o sexto faraó da XVIII Dinastia Egípcia, da época do Império Novo.

O homem primitivo se utilizava de sua própria sombra para marcar a posição solar. Tal fato o levou a desenvolver o Gnômon. Através de uma simples vareta fincada verticalmente ao chão, pôde observar as sombras ao amanhecer e entardecer.

Segundo informações pesquisadas nas histórias do relógio do sol, o mesmo era constituído por uma pedra em forma de T, que suportava outra pedra perpendicular de mesmo comprimento - aproximadamente 30 cm. As horas eram definidas através de linhas na pedra, a intervalos regulares. O T era voltado para o leste na parte da manhã e a oeste na parte da tarde. A hora então era indicada pela sombra da parte superior do T.

Também constam registros do seu aparecimento na Judeia (região localizada a oeste do mar morto) e na Grécia no ano de 600 a.c.  Os gregos e romanos usaram muito o relógio durante a idade média - época em que quase todas as igrejas e catedrais faziam uso de um exemplar para controlar os instantes de orações.

Embora o povo romano não tenha contribuído para o seu desenvolvimento, também se utilizou do mesmo significativamente. Um dos primeiros a chegar em Roma, foi trazido como troféu de guerra contra Catânia.

Agora, uma  pergunta intrigante: Como funciona o Relógio do Sol? Aparentemente pode parecer difícil, no entanto é bem simples: o sol incide sobre o relógio e a sombra projetada da haste indica a hora correta. Importante ressaltar, para que o funcionamento seja perfeito, ele deve estar devidamente alinhado aos pontos cardeais ( norte, sul, leste e oeste). Durante o ano, a hora registrada no relógio do sol pode diferenciar da hora marcada no relógio mecânico, isto se deve ao fato de que o mesmo marca a hora solar aparente. Em alguns momentos ele pode estar um pouco adiantado, em outros atrasado, tendo-se em vista que o movimento de translação da Terra - movimento elíptico em torno do Sol - não é uniforme.

Existem vários formatos do relógio do sol fabricados por aí, como por exemplo, os horizontais (bem comuns em jardins), verticais, equatoriais, polares, analemáticos e horizontais portáteis.