Moradores de rua transformam pontos do Centro em "hotéis", em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/11/2015

Comerciantes estão preocupados com o aumento no número de pedintes e moradores de rua que "migraram" para a área central, em Franca. Durante todos os dias é possível flagrar vários deles dormindo em vários pontos, sem que sejam orientados a se dirigem a um abrigo ou local adequado.

Durante semanas a reportagem do Pop Mundi flagrou verdadeiros "hotéis" improvisados pelos andarilhos, onde é possível encontrar de tudo. São camas feitas com cobertores doados ou papelões, e tudo isso se mistura com restos de comidas, fios, embalagens, pares de tênis, várias bitucas de cigarros, garrafas quebradas e até papeis rasgados, que se espalham pela grama ao lado.

O vendedor G.C.S, acredita que vários fatores podem ter contribuído para o aumento dos moradores de rua na área central. "Primeiro que as pessoas dão dinheiro para eles, ontem mesmo vi um grupo de pedintes brigando entre eles pelo espaço aqui na praça. Na minha opinião o Bom Prato também ajuda para isso, pois usam como desculpa para ficar pedindo, aumentou muito o número dessas pessoas aqui, está insuportável", disse.

Para a comerciante R.P.L, a falta de fiscalização do poder público e as doações da população atraem os pedintes. "Toda hora eles param a gente para pedir alguma coisa, e ninguém toma conta disso, precisa ter mais guardas municipais para inibir essas pessoas", reclamou.

A produção do Pop Mundi entrou em contato com a comunicação da prefeitura que até o momento não respondeu sobre o assunto.

Mais problemas

A falta de atenção e responsabilidade pode colocar em risco a saúde de muitos moradores na área central. Após a realização de serviços ao lado da catedral "Nossa Senhora da Conceição", funcionários da Prefeitura de Franca deixaram "abandonados" vários pneus usados para orientar o trânsito enquanto são feitos os trabalhos em locais com grande movimentação de veículos.

Os famosos pneus amarelos, foram amontoados em um canto na lateral da Igreja Matriz e a mais de um mês acumulam água parada e podem virar criadouros para larvas do mosquito transmissor da dengue. Segundo comerciantes, os pneus estão encostados após a retirada das luzes de Natal que foram colocadas nas famosas palmeiras plantadas ao lado da catedral, e desde então, foram deixados ali.

Após a reclamação, agentes da Secretaria de Serviços estiveram no local para a retirada dos pneus.

Fotos: Thiago Garcia / Pop Mundi