Prazo para destinação de imposto de renda termina em abril

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

11/03/2017

Pessoas físicas que declaram Imposto de Renda (IR) já podem aderir à campanha "Você ajuda, mas quem paga é o leão" promovida pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) em parceria com outras dez entidades representativas da cidade e apoiada pela Delegacia da Receita Federal de Franca e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

Com o intuito de arrecadar recursos para entidades assistenciais da cidade, a ação motiva os contribuintes a destinarem diretamente na declaração de imposto de renda até 3% do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

O prazo para fazer a declaração e a destinação do IR vai até 28 de abril. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal de Franca, Flávio Paulo de Faria, esta é a chance de o contribuinte escolher para onde vai parte de seu imposto e beneficiar diretamente crianças e adolescentes da cidade por meio de projetos ligados à cultura, esporte, lazer, educação e saúde atendidos pelas instituições cadastradas no Conselho.

"Neste momento devemos refletir: se posso deixar parte de meu imposto aqui em Franca, para apoiar atividades com nossos jovens, por que enviar para fora, onde não vemos o retorno deste dinheiro?", afirmou o auditor. "

A arrecadação de 2015 juntamente com a declaração de Imposto de Renda de 2016 (ano calendário 2015) resultou em R$ 454.317,15, valor insuficiente para atender toda a demanda que chega ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No mês de fevereiro, o Conselho aprovou o Edital de Chamamento para realização de processo de análise e seleção de projetos financiados com recursos do Fundo da Criança e do Adolescente de Franca. Contudo, o fundo possuía cerca R$ 630 mil, valor insuficiente para atender as necessidades das 36 entidades cadastradas no Conselho.

No ano passado, apenas 9 dos 20 projetos aprovados pelo Conselho puderam ser atendidos em virtude da baixa arrecadação.

"Nossa esperança é que o contribuinte se sensibilize fazendo a destinação de seu Imposto de Renda para nos auxiliar neste trabalho tão importante", afirmou o vice-presidente da ACIF, Luís Aurélio Prior.

Doações, campanhas, lista de entidades auxiliadas e demais informações podem ser encontradas no site www.seufuturo.org.br.