PopMundi

Alunos Franca cultivam temperos naturais visando alimentação saudável

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

06/09/2017

Ação faz parte do Projeto Integrador e, ao final da atividade, as hortaliças serão doadas para cozinhas industriais, incentivando a alimentação saudável

Ir além da sala de aula e promover o aprendizado em prol do desenvolvimento da comunidade são princípios do Senac Franca, por isso a unidade propõe projetos integradores, que instigam os alunos a colocarem em prática todo o conhecimento adquirido nos cursos por meio de situações reais de trabalho. Exemplo disso é a atividade promovida pela 5ª turma do curso Auxiliar de Cozinha: cultivo de temperos naturais.

“Durante as formações do Senac, são apresentadas aos alunos situações que estimulam a tomada de decisões, a defesa de ideias e a explanação de argumentos. Nesse processo de escolha, a turma optou por seguir o Projeto Integrador com o manejo de temperos naturais e o cultivo de pequenas hortas”, explica Michelle Munita Lima, docente da área de nutrição e gastronomia da unidade.

A horta é cultivada numa área do jardim do Senac Franca e possui 32 mudas. Michelle destaca que, “para início do projeto, os alunos foram a uma loja de produtos naturais para conhecerem a função e utilização culinária dos temperos. Depois, seguiram até o Jardim Zoobotânico para compreenderem o manejo ideal com as mudas frescas”. Nessa primeira etapa, os envolvidos também tiveram oficinas com um paisagista sobre plantio e colheita.

Agora, a turma está cultivando salsinha, cebolinha, sálvia, manjericão, tomilho e hortelã. A finalização do projeto, em novembro, será o repasse das hortaliças para cozinhas industriais, no intuito de reduzir o consumo de temperos industrializados e estimular a adesão pelos naturais. “Os alunos estão bastante envolvidos e querem agir em prol da comunidade, incentivando preparos saudáveis”, diz a docente.

Projetos integradores acontecem em todas as turmas da unidade, com foco na formação completa do profissional, que entenderá o valor de sua atuação para o mercado e sociedade.

Senac Franca

Informações: www.sp.senac.br/franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345 – Vila Teixeira