PopMundi

Hepatite C deve ser eliminada no país até 2030

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

03/11/2017

Hepatite C deve ser eliminada no país até 2030. Isso de acordo com dados do Observatório Polaris.

Além do Brasil, outros oito países também estão na lista de exclusão da doença, são eles: Austrália, Egito, Geórgia, Alemanha, Islândia, Japão, Holanda e Catar.

Esses países estão comprometidos a expandirem a distribuição de medicamentos para a população, e, por conta disso, a taxa de cura pode chegar a 99%.

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, atualmente o país tem 657 mil casos de infecção pela doença a ser eliminada. A partir do ano que vem, o ministério prometeu tratar todas as pessoas em qualquer fase da doença no Brasil.

A meta é conseguir atender 50 mil pacientes com a hepatite C, por ano. Hoje, apenas pacientes com maiores danos ao fígado tem acesso a esses medicamentos

A iniciativa da pesquisa é de uma ONG americana que pretende acelerar as metas globais para a eliminação da hepatite B e C.

De acordo com o levantamento, as hepatites virais matam mais de 1 milhão de pessoas todos os anos. Para ter uma ideia, mais de 300 milhões estão cronicamente infectadas pelas hepatites B ou C.

Fonte: Agência Rádio 2