Hemocentro de Franca tem queda de quase 20% nas doações

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

25/11/2017

O fim do ano está chegando e com ele uma situação que preocupa os captadores de doações de sangue, do Hemocentro, em Franca (SP). De acordo com os responsáveis, entre outubro e novembro deste ano, houve redução de quase 20% nas coletas. 

Para a agente captadora e responsável pela comunicação do Hemocentro, Elaine Dias Gimenes esse é um momento em que as pessoas voltam suas atenções para festividades. "Com a chegada do fim de ano, as pessoas ficam mais propensas a pensarem em férias, programações festivas e tem faltado. Então, convido a todos para fazer este ato de ajudar o próximo e salvar uma vida", explicou. 

Para doar sangue é preciso ter acima de 16 anos (desde que acompanhado de um responsável), estar em boa saúde, não fazer uso de medicação e que não tenha passado por cirurgia recentemente, além de outros cuidados. "Quando o doador vem até o Hemocentro, ele passa por uma avaliação primeiro para ver se está apto, mas a princípio, todas as pessoas podem ser doadoras", ressalta Eliane. 

Ainda segundo a agente, o doador passa pelos processos de cadastro, avaliação, entrevista e em seguida a coleta. Todos os passos são realizados no mesmo dia. 

Quem tiver interesse em doar sangue, basta se dirigir ao Hemocentro que funciona em diferentes horários. Na segunda-feira, das 8h às 19h; de terça a quarta, o atendimento é das 7h30 às 13h. 

Já de quinta a sexta, das 7h30 às 17h. No sábado, o funcionamento é das 7h às 13h. 

Quem pode doar

Os interessados precisam ter entre 16 e 69 anos, estar saudável, pesar mais de 50kg e apresentar um documento de identidade oficial com foto.

Os homens podem realizar até 4 doações por ano com intervalos de 60 dias entre elas. Já as mulheres podem doar sangue até 3 vezes no ano com hiato de 90 dias.

Recomendações para o dia da doação:

- Não doe sangue em jejum;

- Faça repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;

- Não consuma bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

- Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

- Evite alimentos gordurosos 3 horas antes da doação;

"Corrente do bem"

Uma mensagem tem circulado desde 2014 em várias redes sociais e tem deixado muita gente na dúvida, quanto a veracidade. No texto, o pedido de doação de sangue para uma criança de nome Elisa Mirela Guedes de Lima, que estaria correndo risco de morte, no Hospital Regional de Franca. 

No entanto, segundo Eliane, a mensagem que ainda traz um telefone para contato, tem circulado com espaços de 2 a 3 meses em todo o país e várias pessoas procuram os hemocentros para doarem sangue a suposta criança. 

Ainda de acordo com o apurado pela reportagem, a famosa "corrente do bem" tem circulado em cidades no interior de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. "De Franca não é, isso eu posso assegurar. Nosso dever é falar a verdade, mas posso garantir que existem milhares de outras 'Elisas', 'Mirelas' que estão precisando de doação de sangue", reforça. 

Uma notícia publicada pelo jornal Diário Corumbense, em 9 de outubro de 2014, a menina estaria internada em Natal, no Rio Grande do Norte. Na época a mensagem circulou por vários grupos também em Corumbá (RN),

Até hoje não há informações concretas sobre a criança.

Reprodução / WhatsApp