Ana Luiza Trajano resgata os sabores do Brasil no livro "Básico"

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

16/12/2017

A chef Ana Luiza Trajano fez nesta semana em Franca o lançamento do livro Básico, que em cinco capítulos reúne uma coletânea de 512 receitas feitas com ingredientes típicos do país. 

Um volume que faz um convite à manutenção da autêntica culinária brasileira dentro das casas, e que faz uma intimação à memória afetiva para que as chamas dos fogões sejam acesas no resgate de pratos já esquecidos e que eles voltem a sair das panelas para o cotidiano.

Fã incondicional do leitão à pururca, do arroz de forno e do lambari frito, a idealizadora Ana Luiza testou quase mil receitas e, por ela, nenhuma seria descartada. Ao contrário: havia mais um punhado delas que mereciam ser botadas à prova e nas páginas de Básico: enciclopédia de receitas do Brasil (editora Melhoramentos, 416 páginas, R$ 120, com tradução para o inglês). 

Afinal, a vastidão do receituário reflete muito do que ela viu ao longo de vinte anos de andanças pelo país e explicita na prática a riqueza nos modos de preparo e de consumo dos pratos nacionais.

Desse modo, o livro serve de estímulo funcional à recuperação de hábitos alimentares mais antigos, uma vez que as receitas são explicadas para de fato serem interpretadas e reproduzidas.