PopMundi

Relógio do Sol será restaurado após ser destruído por temporal

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

29/12/2017

A manhã desta sexta-feira (29) foi de muita tristeza após a forte chuva que atingiu e causou estragos ontem, em Franca (SP). O tradicional relógio do sol foi destruído depois que uma enorme árvore caiu e quebrou parte da estrutura do monumento.

Para os francanos acostumados com o patrimônio histórico, o sentimento de perda do símbolo deixou um vazio ao ver os galhos que cobriram as grades que cercam a obra. “A gente fica triste, sem graça. Eu sempre olhava o horário e comparava com o da Matriz e sempre estava certo...Tenho medo deles deixarem de lado e não concertar”, disse o morador Marcos Caetano.

Para o aposentado José Peres, de 78 anos, o relógio era sem dúvida um cartão postal da cidade, mas acredita que o desastre foi uma “tragédia anunciada”. “Franca tem duas coisas que você leva um visitante para ver. Primeiro é o relógio do sol e depois a igreja (Catedral). Antes havia feito uma brincadeira com algumas autoridades que Franca tem um relógio do sol que trabalha na sombra, tipicamente brasileiro... infelizmente essa árvore não resistiu ao temporal de ontem e agora já tem um ipê ao lado que está crescendo e certamente pode vir a cair. Muitos falam que o vento destruiu o relógio, mas não foi, falta um planejamento melhor para a praça”, criticou.

Peres ainda levantou a falta de cuidado com os patrimônios históricos da cidade, em especial o estado em que se encontrava o relógio do sol. “Veja os escritos no mármore, estão todos quase apagados, pois usam produtos ácidos para lavar, falta conhecimento técnico... Agora nós vamos valorizar mais um monumento histórico abandonado, que estava cheio de mato em volta”.

Como era antes:

Obra é uma das mais importantes da história da cidade

Como ficou:

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), o relógio do sol teve sua construção no ano de 1886, através do religioso francês, Frei Germano de Annecy e até hoje é considerada uma das obras mais importantes do município, já que em todo o mundo, há apenas uma obra semelhante ao monumento francano, localizado em Annecy, na França.

Por conta do valor histórico e referência para pesquisas, a Prefeitura de Franca já trabalha com o processo para avaliação e futura restauração do relógio do sol. De acordo com Elson Bone, secretário de Cultura, as peças foram recolhidas e levadas para a Secretaria de Serviços e devem ficar guardadas até o começo da restauração, através do Condephaat. “Já está sendo tudo providenciado, pois temos que cuidar do nosso patrimônio. Vamos sentar e pegar pessoas realmente capacitadas para isso, fazer um estudo para poder restaurar o quanto antes o relógio do sol”, ouça abaixo.

Como funciona o relógio do sol

De origem exata desconhecida, o relógio do sol tem como função marcar as horas conforme a posição solar. Mas afinal, como funciona?

O que parece um monumento de difícil leitura, ele possui um sistema muito simples de ver as horas.

O sol que incide sobre o relógio, juntamente com a sombra projetada da haste, indica a hora exata. No entanto, os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) devem estar devidamente alinhados.

Existem vários formatos do relógio do sol fabricados por aí, como por exemplo, os horizontais (bem comuns em jardins), verticais, equatoriais, polares, analemáticos e horizontais portáteis.