PopMundi

Falta de 30 tipos de remédios coloca a vida de pacientes em risco

Autor: Mirellem

Fonte:

11/02/2018

A situação de quem depende da rede pública de saúde é desesperadora em Franca (SP). Os pacientes que precisam de medicamentos de alto custo sofrem com a demora para entrega ou até mesmo pela falta do remédio.

A lista dos produtos que custam caro e que estão em falta é extensa, são mais de 30 tipos de medicamentos, entre eles, aqueles usados no tratamento contra artrites, câncer e outras doenças.

O problema foi confirmado pela própria gestora da Diretoria Regional de Saúde (DRS-8), Adriana Ruzene, que inclusive encaminhou a Câmara de Vereadores a relação dos remédios que estão em falta.

Farmácia de Alto Custo distribui medicamentos para pacientes de 22 cidades da região

A situação é ainda mais grave, já que em alguns casos, não há nem mesmo sequer uma previsão para a solução. Diante do problema, o vereador Otávio Pinheiro (PTB), esteve durante em São Paulo onde se reuniu com o secretário estadual de saúde, Davi Uip.

“Ela me encaminhou um ofício dizendo que há várias situações para a ausência desses medicamentos. Entre elas, a falta de matéria prima, falta de reposição dos estoques e também a realização de pregões desertos onde não há participação de fornecedores” explicou  Pinheiro.

O encontro aconteceu na terça-feira (06) onde o político foi recebido pelo chefe de gabinete, Nilson Pascoa.

“Ele reconhece que é um problema realmente grave, a ausência desses medicamentos  e se prontificou em estar buscando junto à secretaria solucionar esse problema” concluiu o vereador.

Os detalhes da reunião foram passados durante o Jornal Pop News que vai ao ar diariamente pela Rádio Imperador às 11h.

Ouça a entrevista:

A expectativa é de que parte desses medicamentos seja recolocada até fim do mês de fevereiro, mas não há confirmação exata de quando a situação será normalizada.