PopMundi

Após análise técnica, Relógio do Sol deve ser restaurado em 6 meses

Autor: Mirellem

Fonte:

11/02/2018

A restauração do relógio do sol na Praça Nossa Senhora da Conceição vai depender do resultado de uma análise técnica feita na quinta-feira (08) no Centro de Franca (SP).

O arquiteto, Marcelo Pucci, esteve na cidade e acompanhado do secretário de Cultura, Elson Boni e de Rosana Branquinho, da Secretaria de Desenvolvimento. Durante a visita, foram registradas fotos e avaliadas as condições necessárias para que o patrimônio seja reconstruído.

Arquiteto e representantes avaliaram estragos causados no Relógio do Sol 

“A avaliação dele nos deixou muito otimista. Ele disse que o estrago poderia ter sido muito maior, mas felizmente do jeito que ele viu a situação explicou que não é extremamente complexa, mas um trabalho minucioso que requer uma série do cuidados técnicos” explicou Rosana Branquinho.

O trabalho deve ser dividido em etapas sendo que a primeira delas é justamente com os serviços de arquitetos de São Paulo, em seguida devem visitar a cidade os astrônomos da Universidade de São Paulo (USP) que vão avaliar as condições para o funcionamento do relógio.

“Ele é um dos principais símbolos da nossa cidade, e quero deixar a população tranquila que no prazo de 180 dias o relógio do sol estará de volta em seu lugar” esclareceu.

As informações sobre o trabalho foram passadas durante entrevista ao repórter Renato Valim pela Radio Imperador e portal Pop Mundi.

Ouça a entrevista:

Com os documentos e análise feita no local, os responsáveis agora irão emitir um laudo que serão encaminhados aos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT ) do Estado e Município e a partir desse momento será definido o valor que será investido na recuperação do relógio.