PopMundi

Santa Casa realizou 34 captações de córneas em janeiro

Autor: Mirellem

Fonte:

11/02/2018

A Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca realizou no mês de janeiro a captação de 34 córneas após a abordagem feita com 17 famílias. O atendimento é especializado e tem como finalidade orientar as famílias sobre a importância da conscientização da doação de órgãos.  

Os procedimentos seguem protocolos exigentes e as córneas são encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. 

“A Santa Casa de Franca é um importante centro de captação de córneas e realiza este trabalho com muita competência técnica e humana, enviando um número expressivo de órgãos com extrema qualidade, devido ao cuidado com que as técnicas cirúrgicas são executadas” explicou a coordenadora, Érica Urias dos Reis Oliveira. 

Atualmente a média de espera para esse tipo de transplante é de 4 meses no estado. Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), de janeiro a setembro de 2017 foram transplantados 142 pacientes pediátricos e 3.048 pacientes adultos.

O trabalho feito no hospital é supervisionado pelo médico, Marcelo de Paula Lima e ainda conta com apoio da enfermeira, Ana Carolina Botto Paulino. A equipe é composta por profissionais de várias áreas como, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas entre outros.