PopMundi

Praia de Rifaina desaparece e assusta turistas e moradores

Autor: Marcos de Paula

Fonte:

28/02/2018

Enquanto a água está cada vez mais escassa na região de Minas Gerais como, por exemplo, Peixoto, Garrafão e Itambé, na vizinha cidade de Rifaina (SP) acontece o oposto.

Na última terça-feira (27), turistas e moradores foram surpreendidos pela cheia do Rio Grande. A praia artificial da cidade foi tomada pelas águas.

O vídeo feito por um morador mostra a impossibilidade de usufruir da “prainha”. Nossa equipe fez contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rifaina, para saber quais os motivos que levaram a interrupção do uso do local para os banhistas.

De acordo com Alcides, assessor do prefeito Hugo César Lourenço, a cheia acontece aleatoriamente. Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que controla os reservatórios das hidrelétricas, foi o responsável pela abertura das comportas, visando balancear os níveis de transmissão de energia.

O assessor disse em conversa por telefone com o repórter Marcos de Paula, que o nível da represa voltou ao normal nesta quarta-feira (28), e que os turistas e os moradores da cidade já podem usufruir do local normalmente.