PopMundi

Centro Pop será mantido na avenida Hélio Palermo

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/07/2018

A Prefeitura de Franca decidiu manter o Centro Pop localizado na avenida Doutor Hélio Palermo. A informação foi confirmada pelo secretário de Ação Social, Vanderlei Matias Tristão em entrevista ao repórter Renato Valim, pela Rádio Imperador e Pop Mundi.

De acordo com o secretário, estudos foram feitos para que o local que recebe moradores de rua fosse transferido para um espaço da própria Prefeitura como forma de reduzir as despesas geradas pelo espaço. No entanto, os gastos para a mudança vetaram o projeto.

“Na verdade nós íamos desativá-lo e levar para outro local, onde pudéssemos continuar fazendo o atendimento. Mas o planejamento da Prefeitura levantou que o custo para a reforma do imóvel nos custaria em torno de R$ 250 mil... Diante desse quadro, a Prefeitura não tem no momento condições de bancar essa despesa. O imóvel vai continuar alugado até termos o recurso necessário para a reforma”, disse Vanderlei que ainda ressaltou que o gasto seria para deixar a casa em condições ideias para entregar ao proprietário.

Em maio deste ano, o secretário confirmou que o Centro Pop custa R$ 8 mil por mês aos cofres públicos e foi contra a renovação do atual contrato de aluguel do imóvel. Na ocasião, Vanderlei chegou a afirmar que existiam pelo menos quatro locais que estavam sendo avaliados pela secretaria de Ação Social, para a transferência do Centro Pop.

Além do Centro Pop, o secretário ainda falou da possibilidade da criação da "Casa de Passagem" que deve abrigar pessoas que não são do município para que eles fiquem até que seja feita a organização da volta delas para suas origens. "Esse é um serviço que já deveria ser implantado. Somos cobrados tanto pela Defensoria Pública, quanto pelo Ministério Público e é um trabalho necessário. Hoje fazemos isso, mas de forma precária", explicou. 

Durante a entrevista, Vanderlei também destacou o trabalho feito na "Casa da Mulher Vitimizada" e a possível mudança de endereço do Abrigo Provisório. Ouça abaixo: