Operadora ativa frequência 4G na faixa de 700 MHz em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

30/08/2018

TIM acaba de ativar a frequência 4G de 700 MHz (Mega-Hertz), faixa liberada após o desligamento do sinal analógico de TV aberta, nas cidades de Ribeirão Preto e Franca, ampliando assim sua capacidade e cobertura indoor. O sinal analógico foi desligado em todo estado de São Paulo e é liberado gradualmente pela EAD/Anatel para uso das operadoras.

A ativação do 4G na faixa de 700 MHz permite maior alcance de sinal, o que proporciona uma melhora na experiência de uso dos clientesPor ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes fechados, como shoppings e restaurantes” explica Gabriel Lagogerente de rede da TIM São Paulo.

Os resultados já podem ser mensurados em Ribeirão, houve um crescimento de 30% do tráfego 4G em menos de um mês e o número de usuários conectados na rede de quarta geração cresceu mais de 14%.

As ofertas de dados da empresa se mantêm as mesmas, sem qualquer reajuste de preços por conta da nova tecnologia. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na frequência 700 MHz. A operadora já conta com o expressivo número de 1.131 municípios licenciados no país nesta faixa, sendo 24 capitais incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

Até 2020, a empresa pretende chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana e ativando a faixa em todas essas localidades.

A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

TIM em São Paulo

A operadora é a primeira a cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia de quarta geração. Só este ano, a empresa ativou o 4G em 145 cidades paulistas, alcançando 100% dos municípios. A cobertura detalhada está disponível no site da TIM (www.tim.com.br/portasabertas).

Em julho, após liberação da EAD/Anatel, a TIM ativou também o 4G em 700 MHz na capital paulistae posteriormente em Ribeirão e Franca.