close

Saúde tem ações do Novembro Azul contra o câncer de próstata

Redação Pop Mundi 07/11/2018 16:26

A Prefeitura está promovendo através da Secretaria de Saúde, a partir dessa semana, ações de orientação e prevenção sobre a saúde do homem, mas especificamente o câncer de próstata em todas as unidades de assistência.

No Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), o ambiente de recepção já se encontra todo decorado com bexigas e faixas na cor azul, o que passou a ser levado também para as demais repartições.

Agendamentos podem ser feitos no NGA (Foto: Divulgação)

Nesse sentido naquele local a Secretaria de Saúde está fazendo das 7h30 às 18h, o atendimento de consultas e também, havendo necessidade, o exame de PSA.

A meta é atender em torno de 300 pacientes e de acordo com o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, é importante que todo homem na faixa dos 50 anos, incorpore em sua rotina de vida pelo menos um exame ao ano.

“A prevenção é a melhor saída para um tratamento com mais eficácia. Isso porque havendo o diagnóstico precoce as chances de bons resultados são muito maiores”, ressalta o secretário.

Os números dos órgãos oficiais a nível de Brasil indicam que sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, conforme estimativas de incidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2018 (68.220 casos/ano).

Trata-se, afinal, do tipo de tumor mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma), responsável pela morte de 20% dos pacientes (registrando 14.484 óbitos em 2015).

Ao longo do mês a Secretaria de Saúde com o Novembro Azul pretende organizar mais eventos, concentrações, palestras e distribuição de materiais informativos a respeito. No NGA, conforme já mencionado as consultas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira.


Podcasts
22/04/2019
Políticos convidam indústrias de Franca para se instalarem no RJ
21/04/2019
Escolas técnicas abrem inscrições para vestibulinho
17/04/2019
Líder do prefeito diz que contrato do transporte pode não ser renovado
17/04/2019
Kits escolares serão entregues até dia 30 na rede estadual; Ouça!
16/04/2019
Vândalos deixam rastro de destruição em escola do Jardim Éden