close

Tecnologia 3D será usada no projeto de restauro do Relógio do Sol

Redação Pop Mundi 09/12/2018 11:33

Estiveram em Franca (SP) a equipe técnica da empresa CROMA que fará o projeto de restauro do Relógio do Sol, atingido por uma árvore durante temporal na cidade. Os trabalhos foram iniciados com a compilação de dados através de um levantamento físico feito com laser scanner 3D.

Equipe técnica para o projeto de restauro do Relógio do Sol esteve em Franca 

De acordo com uma das arquitetas do projeto, esse é um trabalho complexo por se tratar das peças e de um patrimônio histórico. “Cada peça do restauro é pensada como projeto único. É um monumento histórico, mas é o que nós chamamos de objeto escultórico, então é mais complexo ainda. A delicadeza das peças, a precisão que tem que ser mantida, isso tudo compõe o projeto que estamos elaborando”, explicou Laura Rita Facioli.

Ainda em entrevista ao repórter Thiago Garcia, pela Rádio Imperador e Pop Mundi, a arquiteta destacou que nesse momento está sendo feito o registro documental das peças que permanecem na cidade e novas visitas devem acontecer. “O projeto tem que pensar em como mover essas peças de maneira segura devido ao peço, uma máquina ou algo que possa fazê-lo com precisão para o processo de restauro, mas isso é o projeto. Nossa equipe faz o levantamento, voltamos para São Paulo e provavelmente assim que estiver consolidado a gente volta para fazer conferências”

Ouça:

Além da tecnologia 3D, a equipe que esteve na Praça Nossa Senhora Conceição e Casa da Cultura, utilizou documentos históricos para as análises das peças e micro peças que estavam aos cuidados da Fundação de Esporte, Arte e Cultura (FEAC).

Os trabalhos estarão sendo realizados até que se finaliza o levantamento de dados e a empresa tem até o dia 28 de fevereiro de 2019 para entregar o projeto para em seguida ser realizada nova licitação para dar início ao restauro.

Fotos: Thiago Garcia/Pop Mundi


Podcasts
16/01/2019
Mulher morre após ataque de pit bull em Ituverava
16/01/2019
ONG Franca Viva está com inscrições abertas para cursos gratuitos
16/01/2019
Programa Primeira Etapa terá inscrições somente pela internet
16/01/2019
Franca unifica procedimentos e lança plano de combate a dengue
15/01/2019
Trio invade fonte na área central para nadar e acaba detido