PopMundi

SP inicia 'Corujão da Saúde' com 155 mil exames

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/02/2019

O Governo do Estado de São Paulo inicia no próximo dia 25 de fevereiro a primeira fase do “Corujão da Saúde”, que terá como finalidade zerar a fila por ultrassom, mamografia e endoscopia, inicialmente, em três regiões do Estado - Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba -, que totalizam 155.243 exames. 

O atendimento será realizado em horários alternativos, por meio da ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual - hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) - e também em parceria com hospitais privados.

“O Programa Corujão da Saúde terá início em 25 de fevereiro, tomando como base o sucesso na prefeitura de São Paulo”, afirmou o Governador João Doria.

A Secretaria da Saúde já fez contatos com serviços particulares como os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, HCor, Santa Casa de São José dos Campos, Hospital Vera Cruz (Campinas) e WK Diagnose (Taubaté), entre outros, buscando parceiros para o “Corujão".

“A programação será em fases e esta é a primeira, que ocorrerá em três regiões: Metropolitana de São Paulo, Campinas e Taubaté, no Vale do Paraíba”, disse o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Na Região Metropolitana de São Paulo, serão realizados 50.627 exames na primeira fase do programa, dos quais 4.552 endoscopias, 42.643 ultrassons e 3.432 mamografias.

Já na região de Campinas serão 8.356 endoscopias, 55.916 ultrassonografias e 8.866 mamografias, em um total de 73.138 exames. No Vale do Paraíba, serão realizados 31.478 exames, dos quais 3.904 endoscopias, 24.988 ultrassons e 2.586 mamografias.

“Contatamos as entidades privadas, que, junto conosco, farão um esforço coordenado no sentido de diminuir o número de pacientes em filas para exames. Nas três regiões, teremos o total de 150 mil exames, divididos em diversas áreas. São exames de imagem e endoscopia. Pelos cálculos, no prazo de 60 dias, conseguiremos diminuir significativamente essas filas”, acrescentou Germann.

“Estamos fazendo um grande esforço para agilizar a realização dos exames de imagem mais solicitados na rede pública, eliminando a demanda reprimida e assegurando o tratamento dos pacientes. Já estamos estudando as próximas etapas e regiões onde o ‘Corujão’ estará presente, abrangendo todo o Estado de São Paulo”, concluiu o Secretário da Saúde.