close

USP-Filarmônica e Coro da UNESP apresentam concerto em Franca

Redação Pop Mundi 19/03/2019 09:38

A USP-Filarmônica inicia sua temporada de concertos gratuitos de 2019 e apresenta, no próximo dia 28 de março, às 20h30, no Teatro Municipal "José Cyrino Goulart", obras brasileiras e européias do século XVIII, junto ao Coro da UNESP de Franca e Jaboticabal. Esta será a 116ª apresentação da orquestra de alunos bolsistas da USP, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

O concerto contará, tal como vem ocorrendo em toda abertura de temporada da USP-Filarmônica desde 2015, com a íntegra das Quatro Estações de Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741). A escolha desta obra consagrada tem por finalidade não apenas o mérito artístico, por se tratar de uma das mais famosas da literatura universal, mas também cumpre uma missão pedagógica no ensino das práticas interpretativas em música para os alunos da USP.

O repertório do concerto conta também com obras coloniais brasileiras, como Salve Regina – Antífona de Nossa Senhora, do compositor atuante no Arraial do Tejuco (hoje Diamantina, MG), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; e Miserere – moteto, do compositor radicado na Vila de São José (hoje Tiradentes, MG), Manuel Dias de Oliveira. Completam ainda o programa obras de Johann Sebastian Bach, Jesus bleibetmeineFreude, coral da Cantata BWV 147 Erbarmedich, mein Gott, ária da Paixão segundo São Mateus BWV 244; e Wolfgang Amadeus Mozart, Ave verum Corpus - moteto, KV 618.

Apresentação será gratuita no Teatro Municipal / Foto: André Estevão/ Divulgação

O solista convidado é o violinista spalla do Theatro Municipal de São Paulo, Alejandro Andrés Aldana, que divide o palco com o Coral da UNESP de Franca e Jaboticabal, sob regência de Rafael Andrade (formado em música pela USP de Ribeirão Preto). Participam também, como solistas, o violoncelista André Luis Micheletti (professor da FFCLRP-USP), a cravista Giovana Ceranto (aluna de graduação da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica) e o contratenor Felipe Rissatti (aluno de graduação da FFCLRP-USP).

Concertos mensais - USP-Filarmônica

A entrada, como em todos os concertos da USP-Filarmônica, é aberta ao público em geral e gratuita, com intuito de sempre viabilizar um melhor acesso à arte. Para tanto, solicitamos a colaboração de 1l de leite ou 1l de óleo. Mais informações no telefone (16) 3315-3136.


Podcasts
15/04/2019
Voluntários criam "Patrulha do Meio Ambiente" no City Petrópolis
15/04/2019
LBV realiza força-tarefa contra mosquito da dengue
13/04/2019
Grávida de 09 meses é presa por tráfico de drogas no Palestina
13/04/2019
DIG prende suspeito de tentativa de homicídio no Aeroporto
09/04/2019
"Logo logo eu estou aí no Brasil" diz Davi Miguel