PopMundi

Voluntários criam "Patrulha do Meio Ambiente" no City Petrópolis

Autor: Mirellem

Fonte:

14/04/2019

A Patrulha do Meio Ambiente foi criada por voluntários que atuam em ações sociais na região do bairro City Petrópolis, na zona norte de Franca.

O trabalho é voltado para limpeza de áreas públicas, conservação do patrimônio público e educação ambiental de crianças, jovens e adultos. Em mutirões, os “patrulheiros” saem recolhendo todo tipo de lixo que é jogado em local impróprio e fazem a destinação correta do material.

O objetivo é demonstrar aos moradores sobre a necessidade de se cuidar do espaço onde se vive. Para a idealizadora, Sandra Maria Israel, que integra Associação de Moradores do City Petrópolis a iniciativa vem ganhando a cada dia novos participantes e dessa forma atingido as metas. “Tem muito interesse por parte da garotada, eles gostam de ser úteis. Está surtindo um efeito muito bom na comunidade” explicou.

As inovações não param, o que antes começou apenas com serviços de limpeza, agora foram ampliados com a coleta e reutilização do óleo de cozinha. O material é transformado em sabão que depois é vendido e os recursos são destinados na compra de camisetas, luvas, sacos de lixo e produtos para desenvolvimento do trabalho.

Área foi revitalizada pelos "patrulheiros" em Franca / Foto: Divulgação

“A patrulha também faz o trabalho de reaproveitamento. A gente passa de casa em casa e onde tem sobras de areia, pedras, restos de materiais de construção que as pessoas não estão utilizando, a gente reaproveita onde tem necessidade. Além da gente limpar a porta do vizinho, fazemos pequenas calçadas e recuperação de praças” acrescentou.

O esforço pode ser visto em diversos pontos que foram revitalizados. Pneus, tambores velhos que antes eram lixo foram transformados em objetos de decoração mudando o visual das áreas que estavam abandonadas.

Ouça a entrevista:

Para aquelas pessoas que tem interesse em participar ou colaborar com doações podem entrar em contato pelo telefone (16) 99277 4601.