PopMundi

Batalhão da Saudade se apresenta neste sábado na Praça Matriz

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/04/2019

Neste sábado, 27 de abril, às 10 horas, na Praça Nossa Senhora da Conceição - acontecerá a comemoração dos 30 anos do Batalhão da Saudade, que contará com apresentação especial da Banda do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) e também do Pelotão de Ordem Unida sem Comando.

Toda a população está convidada a participar e assistir estas belíssimas apresentações que, desde 1990 homenageiam os reservistas de todos os anos do BGP-Batalhão da Guarda Presidencial através do Batalhão da Saudade.

O evento contará com a presença de autoridades civis e militares do município, representantes de instituições diversas e também do Tiro de Guerra de Franca.

Banda de Música do BGP-Batalhão da Guarda Presidencial
 
BATALHÃO DA SAUDADE – A História

De um encontro informal entre amigos no final de dezembro de 1989, na oficina mecânica do Élio Machado da Silva - Amilton Borges e João Guilherme Rosa Flávio de Castro, reservistas do Batalhão da Guarda Presidencial no ano 1965, tiveram a ideia de reunir a turma que prestou o serviço militar em Brasília no BGP (Batalhão da Guarda Presidencial).

E assim foi que no dia 5 de janeiro de 1990, 31 reservistas do BGP de Brasília-DF, do ano de 1965, se reuniram na sede da Cabana da Igreja de São Benedito, na cidade de Franca-SP, para comemorar pela primeira vez este encontro de amigos, fundando assim o Batalhão da Saudade – que recebeu este nome devido a uma matéria publicada pelo jornalista Padinha, que levava o título: “Batalhão da Saudade reúne após 25 anos na Cabana de São Benedito”.

A partir de então, os encontros foram estendidos a todos os reservistas do BGP, independente do ano em que serviram.

Ouça a entrevista: