Franca terá atrações do maior Festival Científico do Mundo; Ouça!

Autor: Mirellem

Fonte:

19/05/2019

Franca está inserida na programação da 4ª edição do Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo. O evento tem a finalidade de aproximar os cientistas e pesquisadores da população de uma maneira mais descontraída, por isso, as atividades acontecem em bares. 

Nos encontros os professores e doutores têm a oportunidade de mostrar suas pesquisas e suas visões nos mais diversos pontos da ciência. Na cidade, o destaque fica para os profissionais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) que estarão distribuídos em dois lugares com uma programação variada. 

Entres os participantes estão, Dr. José Fernando e Dr. Marcelo Gallo, do Departamento do Serviço Social, Dr. Marcos Sorrilha, Dr. José Adriano Fenerik e professor Renan Branco Ruiz, do Departamento de História, Dr. Héctor Luis Saint-Pierre, do Departamento de Relações Internacionais, Dr. Agnaldo Souza Barbosa, do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e Dra Eliana Santos Nogueira, do Departamento de Direito Privado, Processo Civil e do Trabalho. 

Evento acontece em 85 cidades do Brasil e 24 países do mundo / Foto: Divulgação/ Pint Of Science 2018

Em entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Dr. Murilo Gaspardo, diretor da Unesp de Franca, explicou que "as universidades muitas vezes ficam distantes da comunidade, ela não sabe ao certo o que a gente produz em termos de ciência, então o festival tira o debate científico de dentro da universidade, dos auditórios, da sala de aula e leva para um ambiente descontraído de um bar". 

Os temas a serem debatidos são variados, entre eles, Judicialização da Política e a politização na Justiça, o trabalho no mundo contemporâneo, diversidade e tolerância na história e nas relações sociais. As atividades ainda contarão com representantes de outras instituições da cidade.

Ouça a entrevista: 

 

O Pint of Science é uma ideia que surgiu na Inglaterra em 2013. Neste ano, 85 cidades brasileiras participam das atividades que ainda acontecem de maneira simultânea nos mesmos dias em 24 países. 

Confira a programação: