PopMundi

Voluntários fazem campanha contra exploração sexual

Autor: Mirellem

Fonte:

22/05/2019

Uma ação de conscientização está sendo desenvolvida com intuito de orientar a população quanto aos cuidados que se devem tomar para evitar e as maneiras para se denunciar os crimes sexuais em Franca.

No último sábado (18) quando foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, voluntários e bombeiros civis participaram de uma abordagem na Praça Nossa Senhora da Conceição.

Neste ano o tema da campanha é “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater” e mais de cinco mil panfletos com dicas serão distribuídos com objetivo de ajudar a comunidade sobre como agir em casos desse tipo. O material traz informações como, os locais onde procurar para denunciar os abusos, quais os tipos de violência sexual e a importância de se manter o diálogo com as vítimas.

Renato Valim entrevista vereadora Cristina Vitorino na Praça Central / Foto: Divulgação 

A iniciativa da vereadora, Cristina Vitorino (PRB), que em entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi explicou que “a questão é o comportamento da criança, não é difícil de detectar, a gente precisa estar atento. Essa criança ela é triste, não alimenta direito, ela não tem vontade de conversar, entra em um quadro de depressão e se fecha. E muitas vezes quando não tem esse tipo de reação, ela fica agressiva”.

O trabalho segundo a parlamentar é essencial para conscientização dos pais e familiares, ela também contou que as atividades integram o projeto Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes – criado com a finalidade de ajudar a evitar esses crimes.

Palestras também foram feitas nos bairros e encontros com pais, crianças e adolescentes. “Tive a oportunidade de falar com as crianças e para ser sincera fiquei muito preocupada, elas não têm muitas informações e nós precisamos blindar as nossas crianças” acrescentou.

Ouça a entrevista:

Lembrando que os casos de crimes sexuais podem ser denunciados pelo Disque 100 ou pelo 190 da Polícia Militar.