PopMundi

Sesi Franca recebe Mostra de Música Erudita

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/05/2019

A primeira temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita, que em 2019 também acontecerá no segundo semestre, propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários.

O SESI Franca é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Fogueira das Rosas, Duo Abumrad Reis e Yaqin Ensemble. Os concertos acontecem nos dias 30, 31 de maio e 1° de junho, quinta, sexta e sábado às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema: Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Falar de música erudita é falar de um estilo musical que foi executado distante dos ouvidos do grande público, durante um longo período de tempo. Era uma música feita pela e para a elite. Entretanto, com o passar dos anos, os compositores procuraram aproximar a música erudita do que era a música popular”, declara Mariana Apolinário, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP. 

Complementando as apresentações de peso cultural incalculável, o SESI-SP também promove um bate-papo entre grupos e público. A proposta é dialogar sobre as diversas singularidades do gênero erudito, desde o processo para composição, até contextualizar o ritmo e revelar fatos sobre cada uma das obras, tornando a popularização do erudito um processo que vai muito além do ouvir, mas acompanhar e entender também.

Serão 75 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

Os grupos

Fogueira das Rosas

30 de maio, quinta-feira, às 20h

O espetáculo Iluminuras une a delicadeza das vozes femininas à força dos tambores e contrabaixo, formando um conjunto de sonoridades fortes e poderosas. Iluminuras terá um repertório de canções ibéricas medievais e renascentistas, que incluem cantigas de Santa Maria, canções sefarditas, além de contar com projeção de imagens, gravuras e grafismos que compõem uma experiência temporal, auditiva e visual, criando um ambiente artístico e didático.

Fogueira das Rosas é um duo de voz e percussão que busca na sonoridade do frame drums sua base instrumental, para acompanhar um repertório multicultural, onde se destacam tanto por sua sofisticação vocal, quanto pela percussão original.

Duo Abumrad Reis

31 de maio, sexta, às 20h

Com canções ligadas a cultura afro brasileira, Abumrad Reis traz um projeto que visa estimular a apropriação de um legado, cujas composições retratam várias faces da cultura do homem africano e afro descendente.

Com o conceito de expressar a herança cultural, afetiva e étnica do Negro na formação da nação brasileira, o espetáculo Banzo, exaltação à África Natal traz como proposta um pouco mais da história do continente desses homens e mulheres que fizeram a diferença ao longo da construção da nossa identidade cultural.

Yaqin Ensemble

1° de junho, sábado, às 20h

Com ritmos e escalas orientais, trazendo uma rica instrumentação do Oriente Médio ao lado do violoncelo barroco e rabeca brasileira, Yaqin Ensemble é um grupo que trabalha a música oriental, fundindo tradições onde passado e presente se encontram.

As composições autorais se utilizam da linguagem musical do oriente, com suas escalas e ritmos. O grupo é formado por instrumentistas oriundos de diferentes tradições musicais, como a música barroca, música popular brasileira e a música do oriente médio, criando com isso uma linguagem criativa e inovadora.

Informações: 16 3712-1600