PopMundi

Aneel anuncia bandeira verde para a conta de luz de junho

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/06/2019

Conta de luz ficará mais barata, em junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informa que a bandeira tarifária, que foi amarela, em maio, neste mês passará a ser verde. Ou seja, sem a cobrança de taxa extra.

O anúncio pegou muita gente de surpresa, já que, normalmente, junho é um período de seca, quando o nível dos reservatórios das usinas diminui. Porém, o órgão explicou que a previsão para 2019 é de chuva acima da média.

Ainda assim, pra ajudar a manter esse cenário, a Aneel alerta que é importante continuar com as medidas no sentido de economizar energia. De dezembro pra cá, a bandeira quase sempre foi verde. E apenas em maio subiu para a cor amarela.

Mas vale lembrar que em 2018, com a seca, o consumidor brasileiro encarou cinco meses com a bandeira vermelha no nível mais alto. O que representou a cobrança extra de cinco reais pra cada 100 quilowatts-hora. Quando o nível dos reservatórios cai, o Governo aciona as usinas térmicas, que produzem uma energia mais cara e mais poluente.