PopMundi

Aos 13 anos, Zack Mendes é campeão sulamericano de Tênis; Ouça!

Autor: Mirellem

Fonte:

05/06/2019

O tenista, Zack Miron Mendes da Silva, de 13 anos, foi campeão Sulamericano no último final de semana em competição realizada pela Confederação Sulamericana de Tênis (Cosat) em Guayaquil, no Equador.

A vitória é a mais expressiva até o momento do jovem francano que já coleciona inúmeros títulos regionais, estaduais e nacionais. O título da categoria até 14 anos foi conquistado na disputa entre os melhores atletas da modalidade sendo um total de 48 participantes.

Zack é uma das grandes promessas do esporte e atualmente aparece entre os 10 melhores do ranking. Em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, ele disse que “foi o meu primeiro título internacional e o mais importante que conquistei. Eu joguei vários torneios, nunca tinha passado para a final e conquistar o título foi muito gratificante”.

Zack venceu atleta colombiano na final da Cosat / Foto: Divulgação

A decisão aconteceu contra um tenista colombiano, Zack lembrou que além do alto nível teve dificuldades durante a competição. “A maior dificuldade foi acostumar com piso da quadra que era diferente e com o clima. Também tinha vários jogadores canhotos lá e tive dificuldade para acostumar com as bolas deles” explicou.

Apesar da pouca idade, a trajetória é de um tenista vencedor. Tudo começou aos 4 anos como uma brincadeira, ele se lembra que chegou a deixar a modalidade de lado um pouco e até se arriscou no futebol, mas o foco sempre foi o tênis.

“Eu treinava em casa, acabei gostando do esporte, depois de dois anos eu comecei a treinar seriamente, todo dia e estou aqui” acrescentou.

Título internacional é o mais importante da carreira / Foto: Divulgação

E a rotina é pesada, os treinos em média são de 6h por dia, e o garoto ainda associa os estudos e tem a rotina de viagens para as disputas dos torneios. O esforço é em busca de um sonho que ele está determinado a alcançar.

“O meu objetivo é obter experiência com tênis e tentar tornar um profissional um dia” concluiu.

Chegar ao topo numa competição internacional é motivo de alegria para toda a família, mas o desafio também é uma tarefa para todos. Márcio Mendes, pai de Zack, explicou que o resultado é uma soma de muito trabalho e investimento.  “Vem coroar um trabalho de 4 ou 5 anos de investimento numa estrutura de rendimento do tênis que em Franca, então os resultados estão aparecendo”

Ele lembra que diferente de outras modalidades, o tênis tem as suas características especificas entre elas, a exigência muito grande do atleta.

Atleta está entre os 10 melhores da categoria / Foto: Divulgação

“Para você se destacar profissionalmente você tem que ser um atleta de nível mundial, não basta ser estadual ou nacional, você não consegue fazer uma carreira profissional assim e esse é o grande desafio” acrescentou.

Zack foi um dos três atletas escolhidos para representar a Seleção Brasileira, um feito que vem como reconhecimento do trabalho feito em Franca.

Márcio também não esconde a alegria de ver as conquistas do filho e diz “ser tenista de alta performance exige muito, do jogador, da família, a gente se entrega de corpo e alma ao processo. Eles viajam, a mãe sofre, então é difícil lidar, é um esforço que vem premiado com esse título internacional” concluiu.

Ouça a entrevista: