PopMundi

Vereadores devolvem projeto do transporte ao prefeito Gilson; Ouça!

Autor: Mirellem

Fonte:

11/06/2019

Os vereadores decidiram na tarde desta terça-feira (11) que a responsabilidade de renovar ou não o contrato de transporte público com a Empresa São José será do prefeito, Gilson de Souza (DEM).

Por 10 votos contra 04, os parlamentares aprovaram o parecer das comissões do Legislativo, Justiça e Redação que considerou inconstitucional o projeto de lei encaminhado pelo prefeito sobre o tema.

Dessa forma, o projeto retorna as mãos de Gilson de Souza que poderá assinar a renovação por mais 10 anos com a empresa que explora o serviço há mais de cinco décadas na cidade.

O vereador, Ilton Ferreira (DEM), explicou em entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi que “seria inconstitucional a Câmara de Vereadores optar sim ou não. Então a partir do momento em que fizemos um parecer negativo, nós devolvemos para que ele (prefeito) resolva”.

Ouça a entrevista:

Os vereadores Marco Garcia (Cidadania), Kaká (PSDB), Della Motta (Podemos) e Adermis Marini (PSDB) votaram contra o parecer jurídico.  O líder da oposição na Câmara, Adérmis Marini entendeu que “nós votamos pela derrubada do parecer para votar o projeto para que fosse rejeitado e aí o prefeito abriria uma nova licitação, mas a Câmara pela maioria deixou por bem na mão do prefeito”

Ouça a entrevista:

Os representantes da União de Defesa da Cidadania (UDECIF) e do Observatório Social do Brasil estiveram presentes e acompanharam a votação. Um abaixo assinado inclusive foi feito pela Udecif com mais de 2 mil assinaturas e apresentado aos vereadores onde a população solicita uma nova licitação para escolha da empresa prestadora dos serviços de transporte. 

Para o representante da Udecif, Sidnei Elias, "eu achei que foi um resultado até bom, agora o problema é do prefeito, e eu acredito que se ele renovar, o custo político dele vai ser muito alto, mas muito alto mesmo, porque a população não quer que seja renovado automaticamente sem que seja feita uma licitação". 

Ouça a entrevista: 

O prefeito, Gilson de Souza, tem até o fim deste mês para tomar a decisão sobre o assunto.