PopMundi

Feliz Dia dos Namorados; ouça a homenagem

Autor: Thiago Rocioli

Fonte:

12/06/2019

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. 

Porém, o Dia dos Namorados, propriamente dito, é celebrado em datas distintas em alguns países. É o caso dos Estados Unidos e do México, que celebram em fevereiro, no Dia de São Valentim. Já aqui no Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.  

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Ouça a mensagem com Itamar Dias: