PopMundi

Frio e férias provocam queda de 50% nas doações de sangue em Franca

Autor: Mirellem

Fonte:

11/07/2019

Dados do Núcleo de Hemoterapia de Franca apontam uma queda de aproximadamente 50% em média na coleta de sangue nos últimos dias. As baixas temperaturas registradas nesta semana estão diretamente associadas à redução na quantidade de doadores que têm comparecido ao posto.

Outra questão que também afeta no número de doadores é o período de férias. Segundo a agente de captação, Elaine Gimenez, durante o inverno o impacto é ainda maior e os bancos de sangue ficam comprometidos. Nesta quinta-feira (11), por exemplo, em duas horas de atendimento apenas seis pessoas compareceram para doar sangue.

“A nossa média de coleta no meio de semana é de 45 a 50 pessoas, ontem isso caiu pela metade, essa queda de temperatura faz com que as pessoas fiquem mais quietas, e nas férias, estão mais focadas em viagens e ou cuidar dos filhos” explicou.

Hemocentro precisa de 1.400 bolsas por mês para atender a demanda / Foto: Reprodução 

Ainda de acordo com os profissionais, o posto necessita de 1.400 bolsas por mês para atender toda a demanda de hospitais na região de Franca. Nos últimos meses, a meta não foi atingida com a coleta de 1.200 bolsas e a preocupação é de que o número seja ainda menor para julho.

Diante da queda, postagens foram publicadas em redes sociais com intuito de convidar e conscientizar a população sobre a importância do gesto que salva vidas.

“O importante é conscientizar, culturamente todo mundo gosta de futebol, gosta de carnaval e poderia também gostar de doar sangue, poderia ser uma coisa cultural, o hábito de doar sangue” alertou.

As empresas, grupos de voluntários, igrejas, escolas e associações também estão sendo convocadas para que auxiliem nesse momento crítico. Os agendamentos podem ser feitos com antecedência para que seja planejada a doação coletiva.

Ouça a entrevista:

Onde doar:

O Hemocentro de Franca fica  Av. Dr. Hélio Palermo, 4181, Recanto do Itambé. O horário de atendimento na segunda-feira é das 8h às 19h, de terça a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados das 7h às 11h.

Agende a doação:

Pelo 0800 979 6049 o doador deixa o horário e o dia marcado e não enfrenta fila.

Quem pode doar: 

Pessoas de 18 a 69 anos de idade. Menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados por responsáveis. O doador deve estar bem de saúde, não estar fazendo uso de medicamentos e evitar consumo de alimentos gordurosos antes da doação. As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo (16) 3402 5000.