close

A disputa entre verdades e mentiras

Rocioli 15/07/2019 08:05

Um dos pontos que mais chama a atenção no comportamento humano é a falta de coragem de se falar a verdade. Vez e outra ouvem expressões como "Ah, é só uma mentirinha boba", "Falei isso para não machucá-lo (a).", "Menti por necessidade".

Será que realmente há mentira boba? Que ao usá-la livraremos o outro do sofrimento? A filosofia diz "Diga a verdade não importa as consequências". Na realidade não percebemos que quando se conta uma “inverdade” estará somente abrindo um profundo abismo entre ele e a pessoa enganada.

Falar a verdade é tão simples e fácil. É lógico que às vezes ela machuca, provoca dores profundas, mas logo são sanadas. Já a mentira é um campo minado, cheia de obstáculos que ao ser descoberta a dor virá acompanhada de mágoa, desilusão, ódio e rancor. Algumas vezes vivemos isso. Mas, não há nada melhor do que termos a consciência tranqüila, de saber que apesar das dificuldades nossa vida é um jogo tão excitante que nos permite jogar de uma maneira livre e aberta.

Falando a verdade você tem: Liberdade de ação; segurança em poder olhar no olho do outro e expor o que pensa e sente; e adquire Confiança em si mesmo. Mas, como vivemos em um mundo de aparências, onde por mais que você tente ser autêntico, verdadeiro, os outros não aceitam tal atitude. É mais conveniente aceitar uma mentira do que encarar a dura verdade.

E tudo fica mais complicado quando se trata de verdades e mentiras no âmbito da política brasileira. 

Ouça a mensagem com Itamar Dias:


Podcasts
23/08/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
21/08/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
19/08/2019
Governo Federal suspende construção de creches em Franca
19/08/2019
Canil Municipal terá construção de muro e instalação de câmeras
17/08/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje