close

Mostra de Música Erudita terá shows gratuitos em Franca

Redação Pop Mundi 26/08/2019 15:13

A segunda temporada da Mostra de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários.

O SESI Franca é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco Bruno Sanches, Duo Siqueira Lima e Ensemble Instituto Fukuda. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi..      

“Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos”, declara Ricardo Barros, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Serão 45 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. 

Os grupos

Bruno Sanches

29 de agosto, quinta, às 20h

Do Barroco às Barrancas do Rio, o violeiro Bruno Sanches viaja por tempos e lugares através de seus arranjos, adaptações e composições. Com interpretações primorosas, o recital mostra a versatilidade e a erudição para a qual a viola brasileira tem sido exaltada nos últimos anos.

Da música barroca à Moda de Viola, da MPB ao Rock, sua viola é caipira, brasileira, latino-americana e euro-americana. Apresenta várias canções típicas do repertório popular vestidas com erudição mas sem perder a ginga dos estilos.

Duo Siqueira Lima

30 de agosto, sexta, às 20h

Em busca de ampliar fronteiras da música para o violão, o Duo Siqueira Lima traz na apresentação um amplo leque artístico, que passa por tradições folclóricas, sertanejas e pela essência das composições de Villa Lobos, Tom Jobim, Debussy e Gershwin.

Ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2015, no Brasil, e do Brazilian International Press Awards 2014, nos Estados Unidos, o duo tem quatro álbuns lançados, sendo o The Art of Duo Siqueira Lima considerado pela revista francesa Guitare Classique como um dos melhores álbuns de violão do ano de 2016.

Ensemble Instituo Fukuda

31 de agosto, sábado, às 20h

Poesia e música são quase simétricos, estrutura e ritmo se unem, harmonizam entre si. Com o intuito de demonstrar esse fenômeno musical e lírico, o Ensemble Instituto Fukuda traz a obra de Astor Piazsolla, Pablo Neruda e Antônio Vivaldi, unificada no concerto Estações Poéticas.

Apesar de criados em séculos diferentes e contar com linguagens artísticas paralelas, a sinfonia barroca Quatro Estações de Vivaldi, o concerto latino Estaciones Porteñas de Piazzolla fazem-se análogos às palavras escritas por Neruda. E é o resultado dessa conexão, proposta pela camerata, que será exibida em apresentação no SESI.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3712 1621. 


Podcasts
19/09/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
18/09/2019
"Operação Tapa-Buracos está parada" denuncia funcionário da Emdef
18/09/2019
Francana busca classificação neste domingo diante do Tupã
18/09/2019
Refis deve gerar arrecadação de R$ 50 milhões para a Prefeitura
17/09/2019
Programa Zera Fila terá investimento de R$ 3,7 milhões em Franca