close

Sesi Franca recebe Contrata-se dentro do Projeto Cena Livre

Redação Pop Mundi 24/10/2019 15:46

O espetáculo Contrata-se, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, retrata um relato perturbador na vida de mulheres. A peça acontece nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de Novembro, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h. Entrada gratuita com ingressos reservados pelo sistema Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

A tensão oculta aquece aos poucos a análise da burguesia sob o recorte da convivência de uma família de classe média paulista com sua babá, para que coloquemos uma lupa em situações que estão tão veladas no nosso cotidiano, que se mostram quase imperceptíveis. A relação de dependência mútua entre esses familiares e a governanta dá origem a frustrações.

Com uma apreensão crescente, Contrata-se expõe questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos entre classes e culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade.

O espetáculo retrata um relato perturbador na vida de mulheres / Foto: Felínio Freitas

Sob direção de Thayse Guedes, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

 

A Temática

Os temas do Cena Livre são definidos em comum acordo entre os Orientadores de Artes Cênicas e a equipe técnica de Artes Cênicas do SESI-SP. No processo de criação, eles discutem desde o universo da dramaturgia até o próprio contexto social dos alunos e como eles se relacionam com o mundo.

Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.

“O Cena Livre proporciona, através dos temas que são anualmente escolhidos, a reflexão sobre o momento presente, sobre a sociedade e valores que nos cercam. Esse ano, serve como um disparador de questões ou uma lupa, que amplia o que até então estava escondido ou adormecido. E nesse sentido, todo o processo é uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos e conscientes, não apenas da linguagem do teatro e da representação cênica, mas também da temática”, reflete Miriam Rinaldi, Supervisora de Programas Culturais do SESI-SP, sobre o processo criativo do Cena Livre. Para conferir toda a programação, acesse aqui. 


Podcasts
14/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
13/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
12/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
11/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
11/11/2019
Pesquisa da CDL Franca aponta aumento de vendas na Black Friday