PopMundi

Supermercados devem contratar mais de 8 mil temporários

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/10/2019

O varejo no estado de São Paulo deverá criar cerca de 8 mil vagas temporárias. O número é 25% maior que o ano passado. Estima-se que os supermercados devem reter cerca de 5% do total destes temporários para 2020. A expectativa é que este ano feche com 13,6 mil vagas ocupadas (melhor número desde 2014, quando foram contratadas 14,7 mil pessoas). 

No Brasil, a expectativa de contratações para 2019 referente ao varejo alimentar é de 43,7 mil pessoas. O número é o melhor desde 2014, quando foram criadas 67 mil vagas. A projeção para 2020 é fechar o ano com 47 mil empregos gerados.

“Para se ter uma ideia, a expectativa de aumento das vendas para o Natal é de 6% a mais que no ano passado. As vendas no mês de dezembro são 24% maiores quando comparado aos outros meses do ano”, avaliou o economista da APAS, Thiago Berka.  

Entre as principais vagas para contratação estão as de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores. O que chama a atenção nos últimos meses é o crescimento nas contratações de Minimercados e Hortifrutis, sendo que em alguns meses, o número de empregados superou 430% quando comparados com o mesmo mês em 2018.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

APAS 

A Regional Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região.

Só na cidade de Ribeirão Preto, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo. A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista.

A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.