close

Bombas medidoras de combustíveis terão certificação digital

Redação Pop Mundi 05/11/2019 08:14

Bombas medidoras de combustíveis líquidos terão certificação digital, a partir de dezembro. A exigência é do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, e pretende coibir a ocorrência de fraudes no momento em que o consumidor vai abastecer seu veículo.

Os postos de combustíveis poderão fazer a troca gradual das bombas, no prazo de 15 anos. Mas, a partir do próximo mês, o Inmetro só aprovará modelos que tenham a certificação digital.

Em entrevista à Agência Brasil, o chefe do Setor de Medição de Fluídos do Instituto, Edísio Alves Júnior, explicou que as bombas possuem um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado ao consumidor. No entanto, foram verificadas fraudes na comunicação entre a medição e a indicação do resultado.

Com o novo sistema, a quantidade medida é assinada digitalmente e isso garante que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor. Outra novidade, anunciada por Edísio Alves Júnior, é que as bombas com certificação digital vão se comunicar com o consumidor, por meio de aplicativo.

Será possível ver o resultado da medição de combustível tanto no indicador da bomba, quanto no celular.


Podcasts
21/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
19/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
18/11/2019
Secretário de Desenvolvimento fala sobre segurança e apoio as indústrias calçadistas
18/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
16/11/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje