PopMundi

São Paulo quebra jejum de vitórias, bate o Vasco e fica em 6º lugar

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

29/11/2019

O São Paulo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, após quatro rodadas, ao bater o Vasco da Gama, por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite (28) no Morumbi pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time paulista na sexta posição, com 57 pontos, neste momento garantindo uma vaga na próxima Copa Libertadores da América na fase de grupos. O Vasco tem 44 pontos no 12º lugar.

Os dois técnicos optaram por esquemas táticos diferentes. O São Paulo foi armado por Fernando Diniz 4-3-3, bem ofensivo, dando liberdade para os laterais forçarem as jogadas pelos lados. No Vasco, o técnico Vanderlei Luxemburgo adotou um esquema mais defensivo: o 4-5-1. Para quebrar o jejum de vitórias, o São Paulo começou agressivo. Ainda no primeiro minuto, Vitor Bueno arrancou pelo meio, escapou da falta e soltou a bomba de pé direito. O goleiro Fernando Miguel se esticou todo para empurrar a bola para escanteio.

A pressão inicial resultou no esperado primeiro gol aos cinco minutos. Após um lateral cobrado por Reinaldo, o zagueiro Osvaldo Henriquez bateu errado na bola que subiu muito. O são-paulino Pablo ajeitou e rolou para o chute forte de Antony, colocado no canto direito de Fernando Miguel. O goleiro até caiu, mas não evitou o gol.

Enquanto o time paulista mantinha o ritmo acelerado, o carioca tinha alguns jogadores bem apagados, tanto que nunca ameaçaram lá na frente o goleiro Tiago Volpi. Aos 46 minutos, após uma disputa de bola na pequena área, Volpi se chocou com Marcos Júnior e o vascaíno levou a pior, batendo a cabeça. Os médicos pediram a troca imediata, o que preocupou. Ribamar entrou ainda antes do intervalo.

O segundo tempo também começou em velocidade. No minuto inicial, Daniel Alves enfiou boa bola rasteira em diagonal para Pablo. O atacante dividiu com o goleiro Fernando Miguel, que levou a pior e ficou caído no chão. O Vasco voltou modificado, mais aberto e ofensivo. Tanto que aos três minutos, Tiago Volpi saiu nos pés de Ribamar para evitar o gol O goleiro foi melhor ainda aos 11 minutos, numa cabeçada de Marrony, que o goleiro saltou e mandou por cima do travessão.

Mas o visitante continuou errando muitos passes, permitindo que o São Paulo mantivesse mais a posse de bola. O que faltava era mesmo ampliar o placar para garantir logo a vitória. Aos 33 minutos, Arboleda apareceu na área finalizando e com perigo duas vezes. Henriquez salvou em cima da linha. A última chance real saiu dos pés de Reinaldo, aos 33 minutos. Ele aproveitou o bate-rebate dentro da área e finalizou, mas Fernando Miguel, outra vez, defendeu. Mas o Vasco quase empatou aos 48 minutos, após insistir nos cruzamentos para a área. Henriquez arriscou o chute e Volpi encaixou, para alívio da torcida.

O mau tempo e a instabilidade do time parecem ter espantado os torcedores do Morumbi. O público pagante foi de 11.970 com uma renda de R$ 343.649,00. No final de semana, pela 36ª rodada, o São Paulo vai enfrentar o Grêmio, domingo (1) às 19h, em Porto Alegre (RS). Nas últimas duas rodadas, vai receber o Internacional e fechará a temporada fora diante do CSA. O Vasco vai tentar a reabilitação diante do Cruzeiro, em São Januário, na segunda-feira (2) a partir das 20 horas.

RESULTADOS 

Fluminense 1 x 0 Palmeiras 

Fortaleza 2 x 1 Santos 

São Paulo 1 x 0 Vasco da Gama 

Cruzeiro 0 x 1 CSA