PopMundi

Campanha Fique Sabendo oferece exames gratuitos

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/12/2019

A Secretaria Municipal de Saúde começou a partir dessa segunda-feira, 2, mais uma vez a ‘Campanha Fique Sabendo’, de orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. O atendimento é gratuito durante toda essa semana, inclusive no sábado, das 8 às 16 horas, na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua General Osório, 1417, centro).

No domingo, 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e para marcar a passagem foram desenvolvidas atividades em diversas partes do País. Um dos objetivos é intensificar a testagem e abranger mais pessoas, lembrando que o atendimento é gratuito e sigiloso.

É importante a realização do exame pois uma vez diagnosticada alguma patologia seja o HIV ou a Sífilis, a pessoa será orientada a respeito e conduzida para o necessário tratamento disponível na rede pública. Ao comparecer no CTA será feita a coleta de sangue para exame que visa obter um diagnóstico, onde independente do resultado o paciente recebe as orientações dos profissionais responsáveis.

Exame rápido tem resultado em até 15 minutos / Foto: Divulgação

Este ano, a Campanha Fique Sabendo no CTA e em todo o Estado, com o slogan “Faça o teste da aids e da sífilis” tem o propósito de destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. A campanha é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais vulneráveis a estas infecções.

Em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, João Doná, psicólogo do CTA, explicou as ações desenvolvidas e a importância da prevenção e conscientização em relação das doenças sexualmente transmissíveis. 

Ouça a entrevista: