PopMundi

Atropelamentos provocam 230 casos de invalidez por dia

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

06/12/2019

Atropelamentos provocam quase 230 casos de invalidez por dia, no Brasil. Dados do DPVAT, o popular seguro obrigatório, apontam que, só neste ano foram pagas cerca de 70 mil indenizações a pedestres. Que sofreram algum tipo de invalidez permanente.

A maior parte das vítimas é composta por pessoas jovens, com idade entre 18 e 34 anos. O que, além da questão da saúde, também causa um impacto na economia, uma vez que se trata de uma população ativa no mercado de trabalho. Quanto ao tipo de veículo envolvido no acidente com pedestres, as motos lideram o ranking com folga. E estiveram presentes em 48 mil ocorrências.

Em nota, os responsáveis pelo DPVAT afirmam que reduzir esses números é uma responsabilidade dos dois lados. Do pedestre, no sentido de atravessar na faixa e respeitar o semáforo. E do condutor, que muitas vezes ignora a faixa, o sinal vermelho e o limite de velocidade. Qualquer vítima de acidente de trânsito pode ter acesso ao seguro DPVAT. No caso de sequelas permanentes, a indenização chega a até R$ 13,5 mil. 

DPVAT 

Em 11 de novembro de 2019 foi instituída a Medida Provisória 904 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e que determina a extinção do DPVAT e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (DPEM). 

A medida passa a valer a partir de janeiro de 2020.