close

Grupo Verdejar faz plantio de 3,5 mil mudas no Jardim Noêmia

Redação Pop Mundi 07/12/2019 10:48

Neste domingo (8) o Grupo Verdejar que é vinculado ao Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Franca realiza uma grande ação para estimular e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Serão plantadas 3.500 mudas de árvores em uma Área de Preservação Ambiental (APP) do Jardim Noêmia, na zona sul da cidade. Para isso, toda à população está sendo convidada para que participe do evento. O ponto de encontro é na esquina da Rua Prof. Moacir de Oliveira com a rua Philipina Borges do Val. Para participar o interessado deve fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/verdejar.

A partir das 8h30. Os voluntários iniciam o plantio que será feito com as mãos e cada participante receberá luvas. É importante que a pessoa leve um boné, passe protetor solar, use roupas leves e calce sapatos fechados como o tênis. A SABESP vai oferecer um caminhão pipa de água potável.

Maria Lídia, Renato Valim e Elaíse de Melo durante entrevista na Rádio Imperador / Foto: Divulgação 

Em entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Elaíse de Melo Barbosa, que é uma das líderes do Grupo Verdejar disse que “nós precisamos de 500 voluntários para realizar esse trabalho e a gente gostaria de convidar todos que estão nos ouvindo para que se inscreva e compareça”.

Ela ainda esclareceu que o local foi escolhido por se tratar de uma das principais áreas da cidade e alerta “é uma área de preservação permanente a beira do Córrego Espraiado. Essas áreas não poderiam ser desmatadas porque preservam a água, elas evitam a erosão e o desbarrancamento. E ali houve um desmatamento que não poderia ter ocorrido então vamos fazer o reflorestamento”.

As ações vêm sendo desenvolvidas há 3 anos, o trabalho consiste em plantios localizados na área urbana e são acompanhados de orientação nas escolas e nas residências de interessados em cuidar de uma árvore. “A gente vem plantando em média de 50 a 70 árvores por mês e agora tivemos essa atitude de buscar um trabalho maior de acelerar nosso plantio porque a cidade precisa de muitas árvores” acrescentou Elaíse.

Ouça a entrevista:

A meta do grupo é chegar a marca de 1 milhão de árvores plantadas e o número leva em conta a necessidade de três árvores para cada habitante. A proteção ao meio ambiente é uma das iniciativas exclusivas que surgiu em Franca, mas as voluntárias atuam por meio do Grupo Mulheres do Brasil que atualmente cresce em todo país e até com unidades no exterior.

Maria Lídia Borges Machado, que é uma das integrantes disse que “as mulheres do mundo inteiro estão se juntando e formando grupos. Recentemente a Luiza Helena Trajano que é a nossa coordenadora maior e fundadora do Mulheres do Brasil foi inaugurar um comitê em Londres”.

A união já conta com 40 mil mulheres, em Franca, pouco mais de 200 participam do grupo. Ela explica ainda que a escolha por atuar na área ambiental se deu “porque o clima de Franca mudou muito, porque cortaram muitas árvores. Muitos bairros foram programados e para que eles pudessem existir muita mata foi detonada e não plantaram outras”.

Ela reforçou ainda “o que nós estamos fazendo em Franca é o primeiro pulmãozinho, e nesse plantio, vamos fazer o berço para acolher aquela muda para que ela se torne uma grande árvore”.

Ouça a entrevista:

 


Podcasts
09/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
06/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
02/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
27/12/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
26/12/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje