close

Pesquisas feitas em Franca são levadas para México, Argentina e EUA

Redação Pop Mundi 10/12/2019 09:52

Pesquisas desenvolvidas na área de humanas em Franca estão ampliando sua força de atuação e reconhecimento para limites geográficos fora do Brasil. Entre março deste ano até maio de 2020 estudos iniciados na cidade nas áreas de Linguística e também relacionados ao Direito já percorreram ou vão alcançar México, Argentina e Estados Unidos.

Os trabalhos já apresentados tiveram como ouvintes juízes, ministros e pesquisadores das cidades do México, Buenos Aires, Córdoba, Neuquén, San Miguel de Tucumán, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, entre outras localidades. Para o próximo ano, um dos pilares já definidos para o trabalho científico francano na área de humanas a ser propagado vai ser em Portland (EUA), entre os dias 21 e 24 de maio.

O cientista que já carimbou a aprovação de pesquisa a ser apresentada nos Estados Unidos é o professor doutor Acir de Matos Gomes, que ministra aula no programa de Pós-graduação de Mestrado/Doutorado da Unifran, além de ser o vice-presidente da OAB-Franca. Na 19ª Conferência Bienal da Sociedade Americana de Retórica (RSA, sigla em inglês), Acir vai esmiuçar sobre características no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação a casos envolvendo homossexualidade e uma análise crítica com relação à lei brasileira quando o foco é pessoa com deficiência.

Acir de Matos Gomes também apresentou estudos ao longo de 2019 no México e na Argentina. Entre 27 e 29 de março, no III Congresso Nacional de Retórica Jurisdicional, realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), o doutor em Língua Portuguesa foi o único brasileiro no evento. Para juízes e ministros do Tribunal Superior de Justiça do México, Acir fez a exposição sobre como o orador no Direito constrói sua imagem para garantir legitimidade no discurso retórico praticado em processos.

Em novembro, grupo formado pelos pesquisadores professora doutora, membro titular do colegiado do mestrado/doutorado em Linguística da Unifran, Maria Flávia Figueiredo; Acir de Matos e os mestrandos Mariana Ferreira Santos, Luan Marques Domingues, Wagno Broedel Palma, Maria Flavia Figueiredo e Valmir Ferreira dos Santos Junior estiveram no IV Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina, realizado pela Associação Argentina de Retórica e Universidade Nacional do Litoral (Santa Fé).

Acir de Matos durante apresentação de trabalho no exterior / Foto: Divulgação 

A repercussão da presença desse grupo foi grande com a apresentação de trabalhos sobre uma reflexão da velhice e como lidar com a doença de Alzheimer. A discussão também foi feita com relação à pesquisa sobre como o advogado brasileiro precisa estruturar sua argumentação para realizar um acordo satisfatório e pesquisa ligada a postura de juízes no Brasil para a resolução de conflitos.

“A produção científica feita em Franca tem um potencial de alcance muito grande para impactar nossa sociedade. Pensando isso para quem vive em Franca, mas indo mais além e rompendo essa barreira geográfica local. Hoje há um empenho grande de vários pesquisadores locais para tornar nossa produção científica mais conhecida, o que pode ajudar a gerar mais citações de pesquisas locais em outros artigos científicos”, ressalta Acir de Matos Gomes.

Ganhar repercussão internacional valoriza a produção científica brasileira. Dados de 2016 (último divulgado pela Scimago Journal & Country Rank) mostram que o Brasil aparecia em 20º lugar, de 22 posições, em citações em artigos na área de Linguística. A produção científica é avaliada com base em citações por artigo, na sigla CPP (citations per paper). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai dar mais peso no quesito internacionalização em sua avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu a ser feita em 2021.

“Trabalhar para melhorar a qualidade da nossa pesquisa é fundamental e mostrar o que estamos produzindo fora do Brasil é uma necessidade que estamos consolidando”, observa o pesquisador Acir de Matos Gomes.


Podcasts
09/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
06/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
02/01/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje
27/12/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje
26/12/2019
Confira a Mensagem do Dia de hoje