PopMundi

Podcast: Sabesp vai retomar obras de captação no Sapucaí; Ouça!

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

30/01/2020

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou nesta quarta-feira (29) que as obras de captação do Rio Sapucaí que estavam paradas há 3 anos serão retomadas para conclusão. Os serviços são essenciais e vão garantir o abastecimento de água em Franca (SP) pelos próximos 30 anos.

A situação vinha se arrastando na Justiça após entrave entre a companhia e a empreiteira vencedora da licitação. Um novo processo será aberto para que seja contratada uma empresa para o término das obras.

Em entrevista exclusiva ao repórter Renato Valim e ao apresentador Marcelo Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, durante o Programa Mira da Notícia, Rui Engracia Garcia Caluz, gerente regional da Sabesp, disse que “estamos publicando essa licitação só para concluir lá são R$ 33, 5 milhões”.

Ele ainda acrescentou a importância da execução da obra e explicou que “no período de estiagem a situação fica crítica no abastecimento, ainda bem que nesses últimos anos fora 2014 tem sido anos bons de chuvas”.

As propostas poderão ser entregues até o dia 28 de fevereiro. A expectativa da Sabesp é que as obras sejam reiniciadas em maio. Rui lembrou que “a parte civil, a construção da estação nova e das elevatórias estão prontas, aguardando justamente a questão das obras lineares que são as adutoras de água bruta e outras”.

Sabesp confirmou que nova licitação foi aberta para concluir as obras / Foto: Arquivo

A previsão é de que a conclusão seja feita em 2 anos e 4 meses. O cronograma prevê uma série etapas que devem ser seguidas até o término da obra.

“Tem várias frentes de serviço, nós temos que fazer a adutora de água tratada que vai levar até o reservatório do Jardim Aeroporto que está concluído e faltam apenas os blocos de ancoragem, vai ter a adutora que vai vir do reservatório da Santa Cruz até o Capelinha, então são obras complementares que vão melhorar muito a questão operacional da Sabesp” explicou.

Ouça a entrevista:

O tema inclusive foi discutido pela deputada Graciela que fez intermediações em busca de soluções para o problema. Após quererer informações sobre os motivos do atraso, em outubro do ano passado, diretores da Sabesp foram a Assembleia Legislativa para conversar com a parlamentar.

Na ocasião, Delegada Graciela se reuniu com Ricardo Borsari, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp; Jenny Mello, assessora da Diretoria de Sistemas Regionais; Celso Eduardo Campos Osse, superintendente de Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais e Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Unidade de Negócios Pardo e Grande.

“Entendemos a preocupação da população quanto às obras estarem paradas há tanto tempo. Pedimos informações e dialogamos com a Sabesp, que, felizmente, tomou a atitude correta e decidiu pela retomada”, afirmou a deputada Delegada Graciela.