PopMundi

Papa diz 'não' à proposta de ordenar homens casados como padres

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/02/2020

Homens casados não vão poder se tornar padres. O Papa Francisco rejeitou, oficialmente, a possibilidade de que homens com família constituída se tornassem padres na região da Amazônia. A proposta foi discutida no sínodo realizado em outubro do ano passado.

Sínodo é o nome que se dá a um encontro realizado periodicamente por bispos de todo o mundo para tratar assuntos ou problemas relacionados à Igreja. No ano passado, o assunto foi a Amazônia e a possibilidade de ordenar padres casados foi debatida como forma de fortalecer a presença da Igreja em comunidades e povoados mais remotos.

Na ocasião, a proposta foi aprovada por 128 votos a 41, mas assustou os mais conservadores. Nesta terça-feira, o Vaticano divulgou documento oficial do encontro e, nele, a proposta não foi mencionada. No texto, o Santo Padre diz que é preciso encontrar novas maneiras para incentivar mais padres a trabalhar na região remota da Amazônia e permitir papéis maiores para leigos e diáconos e também para mulheres.

Hoje, por exemplo, em muitos povoados mais remotos, como alumas regiões da Amazônia, são os diáconos que costumam representar a Igreja Católica. Eles têm funções semelhantes à de um padre, mas como não são ordenados, não podem celebrar missa, ouvir confissões e nem ungir os enfermos.