close

Facebook vai deletar falsas informações sobre o coronavírus

Redação Pop Mundi 28/02/2020 08:30

O Facebook apertou o cerco contra informações falsas relacionadas ao novo coronavírus. A empresa anunciou que publicações mentirosas sobre o Covid-19 serão excluídas da rede. O principal objetivo é combater as propagandas enganosas de produtos e serviços que podem alegar possíveis curas para a doença ou que se dizem supostamente capazes de proteger 100% contra o vírus.

O Facebook tomou a medida após identificar postagens, incluindo publicações não pagas, que sugeriam, por exemplo, beber água sanitária para curar a infecção que vem se alastrando pelo mundo. Mensagens insinuando que haja uma teoria da conspiração sobre o coronavírus e até desencorajando as pessoas a procurar tratamento médico também foram identificadas e estão sendo apagadas da rede social.

Vale lembrar que a orientação é sempre procurar canais oficiais para obter informações sobre a doença. Faça a sua parte: não compartilhe mensagens alarmantes com familiares e amigos. Informações falsas causam pânico nas pessoas e atrapalham os trabalhos das autoridades de saúde. Assim como um vírus da gripe, o jeito mais eficaz para conter a disseminação do Covid-19 e evitar a contaminação é com medidas básicas de higiene.

Lave as mãos com água e sabão com frequência e evite levá-las aos olhos, nariz e boca, especialmente se elas estiverem sujas. Caso não tenha água e sabonete por perto, use um desinfetante para as mãos à base de álcool. Sempre que possível, use lenço descartável para higiene nasal e também para cobrir nariz e a boca ao espirrar ou tossir; depois, descarte-o em uma lixeira.

Se não tiver um lenço à mão, use o braço para tampar boca e nariz quando for tossir ou espirrar. É fundamental também manter os ambientes limpos e arejados.


Podcasts
30/03/2020
Exclusivo: Luis Carlos Vergara, Secretário de Saúde fala sobre combate ao Covid-19
24/03/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
23/03/2020
Franca Ajuda arrecada recursos para combate ao Covid-19
23/03/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
21/03/2020
Confira a Mensagem do Dia de hoje