PopMundi

Idosos serão vacinados contra gripe sem sair de casa em Restinga

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

24/03/2020

Não será preciso sair de casa, nem se expor na fila de espera. Em Restinga, os idosos vão ser atendidos em domicílio. A partir desta quarta-feira (25), a Prefeitura fará um mutirão para levar a vacina a moradores da cidade e também da zona rural.

A Prefeitura espera imunizar contra a gripe cerca de 600 idosos durante a campanha. No primeiro dia do atendimento em domicílio, serão vacinados os que moram nos bairros Alto da Boa Vista e Nova Restinga.

“Os idosos são considerados mais vulneráveis à gripe. Eles também estão no grupo de maior risco para o coronavírus. Por isto, decidimos fazer a vacinação em casa. É uma forma de protegê-los e evitar que sejam contaminados. Pedimos que tenham paciência. Em princípio, vamos priorizar os acamados. Não é necessário pressa, pois a vacina será levada a todos”, afirmou Moisés Radaeli, diretor de Saúde do município.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. Ao mesmo tempo, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.