PopMundi

Novo boletim sobre a situação do Covid-19 em Franca; Veja!

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

25/03/2020

Um novo boletim foi divulgado no início da noite desta quarta-feira (25) pelos órgãos oficiais sobre a situação de monitoramento quanto ao Covid-19 em Franca (SP).

Os dados levam em conta os atendimentos prestados na rede particular e na rede pública notificados à Vigilância Epidemiológica que segue os critérios, recomendações e protocolos definidos pela Secretaria Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

De acordo com os dados divulgados hoje (25) o número de casos suspeitos em Franca subiu de 21 ontem para 24. São pacientes que foram atendidos, material foi coletado e aguarda resultados de exames.

Todos recebem acompanhamento e são monitorados. Ainda de acordo com a Prefeitura, a cidade tem 6 casos negativos e 33 descartados.

Ainda foi descartado coronavírus para a morte do paciente de 62 anos ocorrida ontem (24). E ainda também revelou que o resultado preliminar do paciente de 59 anos que morreu na sexta-feira (20) no Hospital do Coração apontou a presença do vírus influenza Tipo A e não Covid-19 de acordo com Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto.

Veja o conteúdo na íntegra:

CORONAVÍRUS - CASOS 25/03/2020 - QUARTA-FEIRA

Boa noite.

A Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica, informa os dados atualizados de Coronavírus na cidade:

- 24 suspeitos*

- 6 negativos

- 33 descartados

*A Vigilância Epidemiológica esclarece que a morte do senhor de 62 anos ocorrida ontem não será considerada caso suspeito de Coronavírus. O óbito foi registrado em boletim de ocorrência relatando que ele havia tomado a vacina contra a gripe influenza e que o médico que o atendeu chegou a suspeitar de Covid-19.

Porém, a equipe médica da Vigilância Epidemiológica descarta a possibilidade da vacina ter desencadeado o óbito, foi uma coincidência temporal. O médico Homero Rosa Jr esclarece que o óbito relacionado a imunobiológicos (vacinas e outros) só ocorrem quando há grave reação anafilática, que em nenhum momento foi descrita.

Em relação ao Covid-19, o óbito não será notificado como suspeito porque o paciente não apresentou sintomas que sugerissem a doença causada pelo novo coronavírus, como insuficiência respiratória, e não se enquadra nos protocolos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para ser classificado como suspeito.

Hospital Unimed

A Unimed também emitiu um novo boletim médico sobre a atual situação de pacientes atendidos pela empresa em Franca. 

De acordo com os dados, o caso mais recente é de uma criança de 6 anos que foi internada ontem (24) com doença pulmonar prévia, febre, tosse e falta de ar. Tem histórico de viagem para São Paulo. Passou o período estável, mas ainda precisa de oxigenioterapia. Aguardando, internada, resultado para o novo coronavírus.

Ainda duas mulheres de 50 e 60 anos internadas no hospital sendo um dos casos considerados estado crítico. Um menino de 9 anos que recebeu alta segue sendo monitorado em isolamento domiciliar.

Em todos os casos ainda não há resultados dos exames para Covid-19.

Veja o documento na íntegra:

 

Hospital Regional - São Francisco 

Na noite de ontem (24) o Hospital Regional – São Francisco que integra o grupo Hapvida emitiu nota informando que não havia casos confirmados de coronavírus em Franca.

O grupo adotou diversas medidas de atendimento e prevenção ao Covid-19.

Veja a nota na íntegra:

Até o momento não tivemos caso confirmado em Franca. Abaixo, para mais informações, segue a nota oficial do Grupo São Francisco, que faz parte do sistema Hapvida:

O Sistema Hapvida montou um esquema especial para prevenir a disseminação do coronavírus, no Brasil, nos próximos meses. Além de contar com uma estrutura hospitalar com total condição de atender pacientes com síndromes gripais de qualquer natureza, pois conta com leitos disponíveis, equipes treinadas, protocolos atualizados e equipamentos de última geração, medidas sistemáticas de acompanhamento e informações também foram tomadas.

Para manter a saúde e o bem-estar das pessoas, o Hapvida realizará testes para detectar coronavírus, que estão previstos no Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aos pacientes que tiverem indicação médica. A empresa segue todas as recomendações do órgão regulador.

O maior sistema de saúde e odontologia do País formou um comitê de médicos da gestão e infectologistas, de diferentes estados do Brasil, que discute, diariamente, as atualizações e novos desenhos do coronavírus. Com frequência, esse mesmo comitê se reúne com órgãos de saúde municipal e estadual para discutir os fluxos e direcionamentos dos casos suspeitos, nas cidades em que atuamos com rede própria de atendimento.

Diariamente, os coordenadores das unidades de urgência e emergência também são atualizados sobre como lidar com o vírus, ao mesmo tempo em que também repassam para os líderes das unidades as informações. Em paralelo, o estoque de materiais necessários para o atendimento como luvas, máscaras e álcool em gel, também foram ampliados.

No que se refere à informação dos clientes, cartazes, peças informativas e matérias com orientações médicas também são divulgadas por meio de jornais, televisões, rádio, sites, redes sociais e nas próprias unidades de atendimento.