PopMundi

PS "Álvaro Azzuz" será adaptado em central para casos de Covid-19

Autor: Mirellem

Fonte:

28/03/2020

O Secretário Municipal de Saúde, Luis Carlos Vergara, esteve na manhã deste sábado (28) nos estúdios da Rádio Imperador e da redação do Portal Pop Mundi onde participou de uma entrevista ao vivo com radialista Marcelo Valim no Programa Mira da Notícia que diariamente vai ao ar das 11h às 12h30.

Vergara explicou detalhes importantes sobre a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Franca (SP). Segundo ele o paciente que é de outra cidade, esteve em Franca para visitar familiares e nesse período procurou a rede particular para realização do exame que testou positivo para Covid-19. A Vigilância Epidemiológica aguarda a contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

Os dados do paciente não são divulgados para preservar a identidade, mas a pessoa segue isolada em tratamento domiciliar sem apresentação de sintomas graves da doença. O caso é tratado como importado, quando a pessoa contrai a doença em outra cidade. Vergara disse “a família é francana mas o paciente trabalha fora do município, e retonando à Franca procurou atendimento e foi confirmado. O local de trabalho é outra cidade, por isso nós chamamos de importado, mas como ele foi identificado em Franca passa a ser o primeiro caso positivo na cidade”.

Ele ainda reafirmou os números divulgados em boletim na noite de ontem que apontam além da primeira confirmação, 24 suspeitos que ainda aguardam resultados e 34 descartados.

Vergara ainda destacou que a partir do dia 06 de abril o Pronto Socorro Municipal Álvaro Azzuz será transformado em Central de Atendimento para Covid-19. Todas as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes serão redirecionadas ao posto para exames, monitoramento e se necessário internação.

“Pronto Socorro passa a partir do dia 06 ser o ponto de atendimento exclusivo para o corona, tiramos a questão de farmácia, psiquiatria. A população não ficara desassistida porque as UPAs do Aeroporto e Anita passarão a atender os casos clínicos, todo o sistema de transporte de ambulâncias e SAMU está orientado sobre as mudanças” explicou Vergara.

Pronto Socorro será a referência para casos suspeitos de Covid-19 / Foto: Arquivo

Estrutura contra Covid-19

O Pronto Socorro Álvaro Azzuz será transformado em central de atendimento de pacientes que apresentem os sintomas do coronavírus. A medida será tomada a partir de segunda-feira, dia 06 de abril. A estrutura de combate e prevenção conta com a participação de órgãos públicos e particulares.

Luis Carlos Vergara explicou que “o Pronto Socorro se tornando referência para o Covid-19 terá 32 leitos, Hospital do Coração 22 leitos sendo 16 leitos clínicos e 6 UTIs, Unimed 10 leitos com possibilidade de mais 10 leitos, Hospital São Francisco Regional 12 leitos, Hospital Alan Kardec com a referência da psiquiatria 10 leitos com possibilidade de 20 leitos isso vai depender da nossa necessidade. É isso que nós estamos formando, esses leitos em parte estão completos com respirador”.

Ele ainda lembrou que “nós estamos solicitando a compra para o serviço de saúde do município mais 17 respiradores, já autorizados pelo prefeito Gilson de Souza. Estamos esperando o pior e torcendo para que nada aconteça, se depois de tudo isso, o que nós fizemos aqui e vamos continuar fazendo, nada acontecer, vamos bater palmas porque conseguimos superar um problema mundial”.

Profissionais

A Prefeitura fez a autorização para contratação de profissionais para que atuem nas áreas de saúde. De acordo com o secretário, foram autorizados um total de 118 profissionais sendo na primeira etapa 24 técnicos de enfermagem, 8 auxiliares de enfermagem, 28 médicos e 2 auxiliares de necropsia. A segunda etapa com 2 médicos, 33 técnicos de enfermagem, 7 auxiliares, 5 enfermeiros, 6 escriturários e 1 fiscal sanitário.

Kits – Covid-19

A Secretaria de Saúde adquiriu 5 mil kits rápidos para diagnóstico de Covid-19 e ficou acertado que seriam 1 mil comprados pela Unimed. A previsão é de que eles cheguem no momento considerado mais crítico no até dia 06 de abril.

Ouça o conteúdo na íntegra no Podcast Pop Mundi