PopMundi

Franca imunizou 22 mil idosos e aguarda novo lote de vacinas

Autor: Mirellem

Fonte:

29/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando a chegada de um novo lote de vacinas para dar continuidade da Campanha de Vacinação contra Gripe em Franca (SP). Até o momento, segundo balanço divulgado pelas equipes da Vigilância Epidemiológica cerca de 22 mil idosos já foram imunizados.

A cidade registrou grande procura pelas vacinas e em apenas uma semana os lotes que foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde foram esgotados. A emissão das vacinas é feita conforme a necessidade e seguem cronograma estabelecido pelos órgãos de saúde sendo a Prefeitura responsável pela logística e planejamento dos postos de vacinação.

Em entrevista exclusiva ao radialista Marcelo Valim no Programa Mira da Notícia que vai ao ar diariamente das 11h as 12h30 pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, o Secretário de Saúde, Luis Carlos Vergara, disse que “o terceiro lote está programado para chegar nesta segunda-feira (30). Como é distribuído esses lotes? Não vem específico para Franca, o frigorífico trás para uma região definida, pode ter atraso, então a distribuição da vacina é uma exclusividade do Estado”.

Novo lote de vacinas deve chegar nos próximos dias em Franca / Foto: Arquivo 

ESTADO 

O Estado de São Paulo bateu um recorde histórico de imunização contra a gripe: mais de 2,3 milhões de pessoas foram vacinadas em apenas 4 dias. Isso representa uma média diária de 598 mil aplicações, indicando um aumento de três vezes na procura pelos grupos prioritários.

Entre os dias 23 e 26 de março, foram aplicadas doses em 350,3 mil trabalhadores de saúde (25,8%) e 2 milhões de idosos (42%). Coberturas vacinais similares só foram alcançadas entre esses dois grupos duas semanas depois da etapa destinada a eles, no ano passado.

O início da campanha em 2020 foi antecipado em três semanas, graças à agilidade do Instituto Butantan, que entrega ao Brasil 75 milhões de doses da vacina. São 10 milhões de doses a mais do que as fornecidas ao país, no ano passado.

Cronograma

Etapa 1: a partir de 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;

*Antecipação de forças de segurança e salvamento, a partir de 30 de março.

Etapa 2: a partir de 16 de abril para professores, portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais;

Etapa 3: a partir de 9 de maio, para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e outros;

Dia de D: 9 de maio, para todos os grupos do público-alvo, incluindo pessoas acima de 55 anos.

Ouça a entrevista: