PopMundi

Vacinação contra gripe e sarampo será feita até dia 31 de agosto

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

15/08/2020

A Secretaria de Saúde continua mobilizada com a Campanha de Vacinação contra o sarampo, que segue sendo realizada nas UBSs, das 8 às 11 horas. Essa campanha que envolve a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) será feita até o dia 31.

O último balanço da Vigilância Epidemiológica consta que 1.759 doses foram aplicadas. É importante lembrar que junto com essa vacina, também segue sendo oferecida a imunização contra a gripe Influenza, até o dia 31, nessa última etapa liberada para todos os públicos.

A vacina contra o sarampo tem caráter seletivo, porque visa atualizar a carteira de crianças e pessoas adultas que não ainda não foram imunizados. As doses, mediante a conferência prévia da carteira de vacinação, estão sendo aplicadas em pessoas com idade entre 1 e 39 anos que não tenham recebido as duas doses previstas no calendário nacional de imunização.

Os bebês com seis meses ou mais também devem ser vacinados, informa a Secretaria Estadual de Saúde, nas recomendações passadas aos municípios. Isso porque é a chamada ‘dose zero’, que não é contabilizada no calendário, mas é recomenda devido à circulação do vírus em todo o país.

O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa. O contágio acontece através de secreções respiratórias. Os principais sintomas são de febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, falta de apetite e mal-estar intenso.