PopMundi

INSS começa a aceitar prova de vida dos segurados por selfie

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/08/2020

Prova de vida no INSS passa a ser feita por selfie. Pelo menos pra meio milhão de beneficiários, aproximadamente, que participação da fase de testes, a partir desta quinta (20). A ideia é que aposentados e pensionistas possam fazer o procedimento, que é anual, de maneira online.

E não precisem ir a uma unidade do INSS. Para isso, será necessário ter, no celular, o aplicativo Governo Digital ou o Meu INSS. Assim como acontece quando o cidadão vai tirar a impressão digital, quando é preciso apertar o dedo para um lado e para o outro, também será necessário apontar a câmera do celular para o rosto e fazer alguns movimentos, indicados pelo sistema de reconhecimento facial.

O INSS começará a fazer contato por SMS, e-mail ou telefone com os segurados que precisam fazer a prova de vida e terão a possibilidade de usar o recurso digital. Só participarão dessa etapa de testes pessoas que têm carteira de motorista ou título de eleitor.

Isso porque o INSS usou as bases de dados do Denatran e do TSE, para ter acesso às fotos de cada cidadão e poder fazer o reconhecimento facial. Por fim, vale destacar que mesmo na etapa de testes, os procedimentos realizados serão validados normalmente.