PopMundi

Sistema Sapucaí vai aumentar produção de água em 80% em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

24/08/2020

Com um aumento inicial de 80% na capacidade de produção de água, o Sistema do Sapucaí Mirim, é considerado um avanço importante para garantia do abastecimento de Franca nos próximos anos.

As obras foram retomadas em julho deste ano, após um longo período de atraso que com esforços de vários segmentos foram solucionados, e no momento, seguem o cronograma estabelecido com previsão de término em 2022.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), o sistema irá beneficiar toda a população de mais de 350 mil habitantes do município. A capacidade de abastecimento, que hoje é de 1.000 litros por segundo, será aumentada para 1.800 litros por segundo – 80% a mais.

O projeto é constituído de obras lineares, como adutoras de água bruta e adutoras de água tratada. E de obras localizadas, constituídas por captação, três estações elevatórias de água bruta, Estação de Tratamento de Água (800 l/s), unidade de tratamento do lodo, estação elevatória de água tratada, reservatório de 2 milhões de litros e o Centro de Reservação e bombeamento de água tratada Santa Cruz.

Em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Gilson Santos Mendonça, superintendente regional da Sabesp disse “esse novo sistema significa evitar um possível desabastecimento e principalmente nos períodos de estiagem, significa garantir aos nossos filhos, netos tranquilidade. As futuras gerações água com quantidade suficiente e qualidade”.

Franca terá novo sistema de produção de água para abastecimento / Foto: Arquivo 

Ele ainda ressaltou “o contrato para retomada das obras é de pouco mais de R$ 33 milhões, tem como principais etapas, a primeira delas é complementação da adutora de água bruta que interliga a captação do Sapucaí Mirim a Estação de Tratamento de Água que fica no Jardim Aeroporto. Tem também como uma das etapas importantes a execução da adutora de água tratada que vão interligar a Estação de Tratamento com alguns reservatórios da cidade. Também tem uma frente importante que é o sistema de tratamento do lodo que é gerado no processo de tratamento de água”.

Outro ganho segundo o responsável, é que todo processo é automatizado permitindo melhor controle no abastecimento da cidade. “Inteligação dos sistemas produtores, da ETA Norte com a ETA Sul, de tal forma que qualquer deficiência em uma delas, uma acaba suprindo a outra, isso dá uma tranquilidade extremamente grande para o abastecimento da cidade” concluiu.

Ouça a entrevista:

USO CONSCIENTE

Durante o período de estiagem, que vai até setembro, a Sabesp lembra aos moradores da região mantenham sobre a necessidade de uso consciente da água.

Por isso, orienta a população que reforce os hábitos de higiene, em razão da pandemia, sem se descuidar do consumo racional. A Companhia está à disposição para esclarecimentos e atendimentos emergenciais pelos telefones 195 e 0800 055 0195. A ligação é gratuita.