PopMundi

Funcionários dos correios pedem manutenção de benefícios; Ouça!

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

01/09/2020

Funcionários dos Correios realizaram hoje (1) pela manhã mais um movimento no sentido de pressionar pela garantia de benefícios já conquistados em outros acordos coletivos. A greve da categoria foi deflagrada no dia 18 de agosto e está causando efeitos no comércio eletrônico, uma das principais atividades adotadas pelos empresários e micro empresários nesse período de pandemia. 

Em Franca, os trabalhadores se reuniram no Centro de Distribuição na rua Antônio Bernardes Pinto. A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares) afirma que 75% do setor aderiu à paralisação, enquanto a própria estatal diz que a porcentagem é baixa.

Os funcionários dos Correios reinvindicam direitos garantidos que teriam sido retirados a partir de agosto e afirmam que a estatal não reconhece, desde o início do mês, o acordo coletivo que estaria vigente até 2021. Já a empresa reitera que vem fazendo mutirões nos fins de semana para entrega de cartas e encomendas e que a questão da greve está em juízo e será resolvida pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Em entrevista ao repórter André Poeta pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Kelner Santiago, representante do sindicato da categoria, disse “Não é para pedir aumento significativo no salário, mas para manter os benefícios da categoria que foram conquistados ao longo do tempo”. 

Funcionários aderiram a greve em Franca e Região / Foto: André Poeta / Pop Mundi 

Ele lembrou que entre os benefícios retirados estão "é importante ressaltar que são benefícios como nosso vale alimentação, vale creche para a trabalhadora dos Correios, trabalhadores que têm filhos com necessidades especiais também foram cortados disso e o nosso convênio médico também que por decisão era 70% da empresa com custeio e 30% funcionários, e que com essa decisão recente ficou 50% para empresa e 50% para funcionários”. 

Ouça a entrevista: